Que atire a primeira pedra aquele que não se beneficiou da amizade com a Alexa (Amazon), Google Assistente ou com a Siri (Apple)!
Nossa vida, mudou muito desde que a Inteligência Artificial começou a ser desenvolvida, da década de 1950. Tudo começou com a automação feita em indústrias com a intenção de melhorar os processos de tomada de decisões e a produção muito mais rápidos e eficazes.
E assim realmente aconteceu! Ora, ora, quer dizer que, na verdade, estamos falando dos impactos da globalização no mundo e em como podemos ser mais produtivos, como podemos render mais e aproveitar 100% do tempo, aliando a tecnologia às tarefas mais ordinárias do nosso dia a dia.
Mas a pergunta que não quer calar é: você realmente precisa de um assistente virtual para viver? Como você se enxerga dentro dessa realidade? Você acredita que será substituído por um robô no futuro?
Recentemente, esse assunto tomou tanto espaço em nossas mídias, que por alguns momentos passamos a respirar o avanço da IA e começamos a ficar ansiosos e preocupados com o futuro de nossas carreiras, de nossa utilidade na vida e nos esquecemos de uma coisinha fundamental que eu li num livro chamado “Inteligência artificial: avanços e tendências”, escrito a várias mãos no Instituto de Estudos Avançados da USP em 2021.
E a frase de Glauco Arbix, Doutor em Sociologia e professor titular da USP é: “Algoritmos não são inteligentes nem têm ética, nós temos”. E, sinceramente, eu fiquei extremamente aliviada quando li essa frase, porque eu me recuso a acreditar que seremos substituídos por robôs!
É notável que a IA é fundamental para nossa vida e cada dia mais promove coisas incríveis. Por isso, enquanto jovens, preparando-se para entrar no mercado de trabalho, no mundo universitário ou que já tem bem definidas suas estratégias pessoais e sua carreira, procurem extrair o melhor de cada tecnologia e cada aprendizado para manter-se cada vez mais conectados com a atualidade!
Mas, você pode estar se perguntando: como eu faço isso, na prática. Então seguem algumas dicas bem práticas:
• Tenha claro seu propósito de vida. Saiba quem é você, quais são suas habilidades comportamentais, suas características, suas crenças e valores. Isso, no mercado corporativo, é conhecido como soft skills.
• Descubra e desenvolva suas habilidades técnicas, leia sobre os assuntos da atualidade e faça testes de conhecimento e aptidões. Isso, no mercado corporativo, é conhecido como hard skills.
• Utilize as ferramentas disponíveis para avaliação do seu currículo e invista em atualização e conhecimento constante.
• Acesse sites para você e aprender mais sobre inteligência artificial, tais como: ChatGPT (criação de textos), AutoDraw (desenhos), Texti.app (pesquisas), entre outros.
• Assista filmes sobre o tema, para encorpar sua opinião sobre o assunto e fortalecer sua opinião sobre o futuro das aplicações da Inteligência Artificial no mercado e na sua vida pessoal.
Entre os filmes, tenho algumas sugestões interessantes, são elas: Exterminador do Futuro (1984), Matrix (1999), Vingadores: Era de Ultron (2015), M3GAN (2023). São filmes de épocas bem diferentes, que podem te auxiliar a fazer uma leitura bem importante de como cada época da sociedade esse assunto foi tratado.
* Escrito por Lilian Andrade, administradora de empresas e especialista em Educação social. Possui formação para acompanhamento de adolescentes e jovens e gestão de pessoas e projetos. Atualmente atua como Analista de Projetos de Marketing para o público adulto do Santuário Nacional.
:: Curtiu o post? Faça parte dos Jovens de Maria e receba presentes exclusivos
Que Santo é esse? Novo quadro Jovens de Maria conta a história de Dom Bosco
O novo quadro do Jovens de Maria, "Que Santo é esse?" traz para toda a juventude, histórias, curiosidades e fatos interessantes sobre a vida dessas pessoas que viveram o caminho de santidade.
TOP 5 profissões tendências para 2025
Escolher uma profissão pode ser desafiador, mas não precisa ser motivo de preocupação. Listamos top 5 profissões tendência para esse ano!
100 motivos para ser Jovem de Maria
Chegamos à 100ª edição da nossa revista, um marco que só foi possível graças a você, que faz parte dessa família jovem cheia de fé e esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login