Comportamento

O que fazer quando não se vê sentido na vida?

Escrito por Raquel de Godoy Retz

04 JAN 2023 - 07H45

Unsplash/ Zhivko Minkov

No começo do ano ou em outras datas vemos pessoas se perguntando sobre o sentido da vida. Isso é bom? É normal? A resposta é sim, mas precisa ser uma resposta mais aprofundada. Quando nos questionamos sobre o sentido da vida, podemos sair da rotina e ao refletir dar passos e transformar o futuro, proporcionar mudanças na vida.

Na história da humanidade as pessoas sempre se perguntam sobre o que fazer, por que se vive desta forma, sobre o futuro e outras questões que respondem sobre o sentido da vida.

Nestes momentos podemos encontrar a força da mudança e seguimos sem as certezas, mas com coragem. Porém quando as inseguranças, desmotivações, sensação de fracasso dominam; deve-se observar se é algo que passará logo – então faz parte da vida. Ou se persistir por um período mais longo, pode indicar problemas de saúde emocional e deve-se buscar ajuda profissional.

As perguntas sobre a vida podem indicar novas oportunidades e a descoberta de possibilidades diferentes de viver que antes não tínhamos pensado, mas algumas orientações podem ajudar nesse processo:

1. Sempre liste (mesmo mentalmente) as coisas que deram certo. Mesmo as pequenas coisas indicam seus pontos fortes e mostram os processos que dão certo, que funcionam.

2. Busque ter claro seu sonho, seu propósito. Pare e pense em suas habilidades, seus sonhos e desejos. Ter um ponto a ser alcançado é importante. Comece com pequenos planos e não coloque todas as suas energias em um sonho gigante. Trace pequenos passos.

Unsplash/ Tim Bogdanov
Unsplash/ Tim Bogdanov


3. Enumere as pessoas (de perto ou de longe) que podem ser “pontos de apoio” com influência ou dicas para aquele sonho que você ainda não realizou.

4. Observe os pequenos gestos, passos, detalhes de sua vida e agradeça. Quando focamos no que não conseguimos ainda corremos o risco de esquecer de valorizar as conquistas. Detalhes são o suficiente para que você possa agradecer. Nos detalhes você pode encontrar a força da mudança e da coragem.

Por fim, perceba que se você está pensando na vida, você já é especial e abençoado, pois tem aí a chance de construir um futuro diferente. Quem nem parou para pensar na vida, ainda não tem a maturidade e nem chegou no estágio de vida que você está.

Curtiu o post? Venha fazer parte dos Jovens de Maria e receba presentes exclusivos.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Raquel de Godoy Retz, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...