Por Martín Ugarteche Fernández Em Crescendo na Fé Atualizada em 30 SET 2019 - 09H03

O Salmo que pode te ajudar a vencer os dias de angústia

Deus nos oferece sempre a Sua ajuda, sempre está muito perto de nós, ainda que nós muitas vezes não O percebamos.

O principal conselho que posso dar a alguém que está angustiado é buscar ter momentos de oração, principalmente se nutrindo da Palavra de Deus. Pode ser de grande ajuda ler, diante do Santíssimo, algum Salmo, devagarinho, saboreando cada palavra.

shutterstock
shutterstock


O Salmo 56 (57) por exemplo, diz em dois dos seus versículos:

“Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, a este Deus que me dá todo bem. Que me envie do Céu sua ajuda e confunda os meus opressores! Deus me envie sua graça e verdade” (Salmo 56, 3-4).

A situação do salmista, ao elevar este pedido de auxílio ao Senhor, é o de encontrar-se “em meio a leões, que, famintos, devoram os homens; os seus dentes são lanças e flechas, suas línguas espadas cortantes” (Salmo 56, 5). São palavras muito fortes, que expressam um contexto de perseguição e acusação por parte de inimigos, que podem ser externos, mas também internos, na forma de pensamentos e sentimentos autodestrutivos, que semeiam a desesperança no coração do homem.

Lançar um grito ao Senhor, atrever-se a fazer oração, mesmo que inicialmente não nos sintamos inclinados a isso, é a chave para o salmista superar o momento de abatimento:

“Prepararam um lanço a meus pés, e assim oprimiram minha alma; uma cova me abriram à frente, mas na mesma acabaram caindo. Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minh’alma desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!” (Salmo 56, 7-9).

Nos momentos de dificuldade e desolação, a tendência de muitas pessoas é a de abandonar a oração, esperar um momento de mais tranquilidade, clareza interior e concentração. “Hoje o dia foi muito corrido, estou muito acelerado, inquieto, melhor deixo a oração para amanhã, quando esteja mais tranquilo”.

Penso que se trata de um grande erro, pois é o Senhor, como testemunha o Salmista, quem prepara o nosso coração, quem nos deixa prontos para cantar e tocar para ele, para acordar a aurora.

Não há momento no qual não possamos voltar o nosso coração a Deus, nada fica fora do alcance da sua ação salvadora e reconciliadora.

Curtiu esse artigo? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

Escrito por
Martín Ugarteche
Martín Ugarteche Fernández

Peruano, membro do Sodalício de Vida Cristã. No Brasil, desenvolveu diversos projetos de evangelização da cultura, como o Concurso Literário Histórias de Natal e a Exposição Fotográfica Vida em Movimento. Doutor em Filosofia, por muitos anos foi professor. Atualmente reside em Roma, onde é responsável de uma das comunidades do Sodalício na Itália e faz parte da equipe de formação. Lançou um curso on-line de filosofia cristã, que é oferecido pelo Centro de Estudos Católicos na sua plataforma digital.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...