Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 FEV 2019 - 11H54

2 vezes em que Moisés prefigurou Jesus

Em 2019, o Santuário Nacional de Aparecida deu a largada a uma Jornada Bíblica, projeto que serve pra aprofundarmos nosso conhecimento na Palavra de Deus. Pra começar, estamos aprendendo sobre a vida de Moisés, um grande homem de Deus, que por duas vezes prefigurou Jesus.

shutterstock
shutterstock


:: Jornada Bíblica também prepara revestimento das fachadas do Santuário

Como assim prefigurou Jesus?

Prefigurar significa que ele “representou antecipadamente” a missão de Jesus aqui na Terra. E isso aconteceu em dois momentos:

- Quando foi salvo das águas

Quando Moisés nasceu, o faraó emitiu um decreto ordenando que todos os recém-nascidos do povo hebreu fossem sacrificados. Isso porque ele achou que o número dos escravos tinha crescido muito e estava com medo de uma revolução. Mas Moisés foi colocado dentro de um cesto e lançado num rio. Depois, foi salvo por uma egípcia e, mais tarde, se tornou o libertador e salvador do povo hebreu.

Da mesma maneira, quando Jesus nasceu, Herodes emitiu um decreto mandando matar os recém-nascidos, com medo de perder seu trono para o Rei de Israel que, segundo a profecia, havia nascido em Belém. Mas, José foi avisado em sonho, e então ele, Maria e Jesus fugiram para o Egito. Jesus se tornou, então o libertador e salvador de toda a humanidade.

- Quando conheceu sua esposa num poço de água

Moisés conheceu Séfora, sua esposa, depois que fugiu do Egito e foi para Madiã. Lá, sentou-se num poço para descansar, quando Séfora chegou para pegar água e ali se apaixonou. Assim aconteceu com Jesus e a Samaritana. Jesus sentou-se no poço para descansar e encontrou a Samaritana. Mas, pera aí, eles não se casaram!

Pois é! Acontece que, no Antigo Testamento, um homem encontrar uma mulher no poço traz o profundo sentido de que “o noivo se encontra com sua noiva”. Assim aconteceu com Isaac e Rebeca (Gn 24), Jacó e Raquel (Gn 29) e Moisés e Séfora (Ex 2).

Já no episódio com Jesus, a Samaritana representa a Igreja, ou seja, o noivo [Jesus] que se encontra com sua noiva [a Igreja].

:: Leia também: 12 curiosidades sobre a vida de Moisés


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.