Qual é a oração que Deus prefere? É sem dúvida o amar! Quem reza está em diálogo com Deus, conversa com o Criador e deposita seus dramas, sonhos e pede as bênçãos.
Rezar é seguir orações que conhecemos ou bater um papo com o Senhor. Mas é também colocar em prática o que Deus deseja de nós: o amor!
São Gregório de Nazianzo ensinou que devemos corresponder aos cuidados de Deus através do amor para com Ele e com o próximo. O Criador nos deu a vida e tudo aquilo que desfrutamos. A única atitude que nos pede em troca dessas dádivas é que saibamos amá-lo e amemos nossos irmãos. O amor nos leva ao caminho da perfeição, afinal, São Paulo, em sua carta aos Coríntios nos presenteia com o hino ao amor:
Se falássemos a língua dos homens e dos anjos, se tivéssemos dons de profecia e da ciência, mas não tivéssemos amor… vish… nada seríamos!
Assim, tendo amor, somos capazes de transformar as 24 horas do dia em oração, pois seguiremos o que Jesus ensinou e estaremos em comunhão com Deus.
A escritora Cora Coralina diz que “nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Essa frase deve ser aplicada em nossas rotinas para enxergarmos se estamos em sintonia com Deus. Meus afazeres tocam o coração das pessoas? Minha profissão, meus estudos, meu namoro, minha amizade, minhas conversas tocam o coração das pessoas? Tocam para o bem? Contribuo para que elas vivam o céu antecipadamente aqui na Terra?
Ninguém vive para si. Precisamos fazer da vida instrumento do amor de Deus. Se as atitudes tocam o coração de quem convivemos, então estamos em sintonia com o Senhor e assim em oração. Quem é egoísta e “vive para si empobrece o seu viver”, mas quem doa a vida para fazer o bem já antecipa aqui na Terra o antegozo do céu. Olha o que Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina: “o medo me faz recuar; com o amor, entretanto, não só vou para frente, mas voo”. Quem não prefere voar em vez de recuar?
Nas 24 horas temos oportunidades de oração…
Em casa
No Trabalho /Escola
Namoro / Amizade
Lembremos que a intimidade com Deus é essencial!
Jesus subia sozinho ao monte para rezar. Lembremos, também, das experiências em comunidade. Jesus se manifesta quando dois ou mais estão reunidos (cf. Mt 18,20). Mas devemos perceber que em nossa rotina, quando aparentemente não temos tempo para rezar, é aí que a própria vida se torna uma comunhão com Deus e estaremos 24 horas em oração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login