Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 JAN 2018 - 13H19

8 dicas para viver um Advento inesquecível

O Advento chega sempre discreto em meio a tantas luzes, presentes, comidas, e tantas outras coisas que foram inseridas nessa época natalina. Mas, sabemos que a celebração cristã vai muito além de tudo isso e que o Advento é um tempo importante para bem vivermos o Natal.

Por isso, se você não quer cair nessa de chegar dia 25 e nem ter visto o Advento passar, compartilhamos aqui algumas dicas que a Aleteia selecionou para você se preparar e viver de maneira inesquecível esse tempo:

shutterstock
shutterstock

1- Faça suas compras no começo de dezembro: Pode parecer impossível! Mas se você fizer suas compras na primeira semana de dezembro, terá mais tempo depois para se dedicar ao que é essencial no Advento: oração, estar presente, preparar-se para a grande festa do Natal.

2- Escolha viver, no máximo, três tradições do Advento: É uma tentação querer fazer tudo e isso pode nos levar a não fazer nada direito no final. Decida quais são as tradições mais importantes para você neste momento e comprometa-se com elas. Não adianta sair correndo depois para comprar a coroa do advento ou deixar para a última semana aquela oração especial de preparação. Escolha agora e comece a viver já!

3- Comprometa-se com a leitura espiritual neste Advento: Procure reservar 10 minutinhos do seu dia à leitura de uma passagem Bíblica ou de algum bom livro de espiritualidade (se for sobre o Natal, melhor ainda). Você pode também ler as leituras da liturgia do dia e algum comentário sobre elas. No A12 temos o Deus Conosco online que traz a liturgia diária!

4- Crie um espaço de oração na sua casa: Esta época merece um espaço especial para orar. Pode ser um canto do quarto, um aparador na sala ou até a prateleira de um armário. O importante é criar um espaço físico que ajude a direcionar a mente e o coração aos temas do Advento. Nesse espaço, você pode colocar a Bíblia, imagens sacras, folhetos com orações, vela, terço entre outros objetos religiosos.

5- Saiba dizer “não”: Esta época é cheia de compromissos sociais, encontros de confraternização, amigo secreto, etc. Agende tudo isso com responsabilidade, sem deixar de participar, claro. Mas saiba dizer “não” a todos os “extras” que possam distrair você da vivência de um Advento com mais sentido. É difícil rejeitar coisas boas, mas cada “não” aqui significa um “sim” ao que realmente importa.

6- Acrescente à sua agenda uma boa confissão: Decida desde já quando e onde você receberá o sacramento da confissão neste Advento. Se você programar isso desde já, não terá motivos para se lamentar depois. Ofereça a Jesus e a todas as pessoas a quem você ama um lindo presente neste Natal: você renovado.

7- Prepare músicas de Advento: A música ajuda a preparar a alma. Faça a sua seleção, com as músicas e cânticos que mais o ajudem a encontrar-se com Deus e viver o clima de preparação para o Natal. Você pode ouvir no carro, na academia, em casa, onde quiser.

8- Escolha um jeito especial de se doar: Durante o Advento, somos convidados a prestar mais atenção às pessoas ao nosso redor e a ser generosos. Há muitas formas de fazer isso. Você já pensou em reunir seus filhos e preparar docinhos para os bombeiros da sua cidade? Ou reunir as economias da família inteira e fazer uma pequena doação a um instituto de caridade? Seja criativo no amor e na doação! Conheça a campanha JM Solidário e compartilhe com a gente sua ação neste Natal.

Viver um Advento com mais sentido começa com a preparação e o planejamento antecipados. As próximas semanas certamente serão agitadas, mas seu coração estará agradecido por ter se preparado para o Natal!

- Assista também: 4 vlogs sobre cada semana do Advento!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.