Por Cankin Ma Lam Em Crescendo na Fé Atualizada em 30 SET 2020 - 10H40

A Bíblia tem resposta para tudo?

Inspiração e verdade da Sagrada Escritura

BlueDesign/ Shutterstock
BlueDesign/ Shutterstock

Mais de um de nós já conheceu pessoas que defendem uma aproximação chamada "literalismo bíblico". A ideia é que, lendo ao pé da letra o que o texto da Bíblia diz, pode-se responder a tudo.

Uma vez um amigo me disse "posso demonstrar biblicamente que não há Deus, que, na verdade, Deus não existe". Na hora, fiquei intrigado. Ele pegou a Bíblia e abriu no livro dos Salmos: "Não há Deus" (Salmo 53, 2). Aí eu peguei e li o versículo desde o início "Diz o insensato em seu coração: 'Não há Deus'". 🧐

Leia Mais10 curiosidades sobre a Bíblia. Você sabia?Histórias sobre passagens bíblicas mal interpretadas, há várias. Falemos agora sobre inspiração e verdade na Sagrada Escritura.

No Catecismo, há três números (105 ao 107) que explicam de forma muito clara o assunto. Comecemos citando as frases que abrem cada número:

"Deus é o autor da Sagrada Escritura". (105)

"Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados". (106)

"Os livros inspirados ensinam a verdade". (107)

Cada número explica como chegar a cada uma destas afirmações (vale muito a pena ler!). Citemos aqui algumas ideias que contribuem para o objetivo deste texto:

"Deus escolheu e serviu-Se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio queria" (Catecismo, 106). Nada do que encontramos na Bíblia chegou, digamos, por acidente.

"Os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus quis que fosse consignada nas sagradas Letras em ordem à nossa salvação" (Catecismo, 107). O objetivo fundamental, as respostas que encontramos na Bíblia, têm a ver com a salvação dos homens.

Freedom Studio/ Shutterstock
Freedom Studio/ Shutterstock

Na verdade, podemos improvisar uma síntese desses dois números afirmando: a Bíblia transmite tudo e só aquilo que é necessário para a nossa salvação.

Leia MaisApps que ajudam na leitura/meditação da BíbliaA Bíblia tem resposta para tudo o que o homem precisa para se salvar, ou diríamos em linguagem mais moderna, para ser feliz. Claro, é importante atender aos critérios que ajudam à correta interpretação (leia mais aqui).

O fundamental é que as palavras consignadas nas nossas Bíblias nos remetem Àquele que é, Ele mesmo, a Palavra eterna do Pai. Neste sentido, o Catecismo (108) encerra essa reflexão toda afirmando:

"No entanto, a fé cristã não é uma 'religião do Livro'. O Cristianismo é a religião da 'Palavra' de Deus', não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo. Para que não sejam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna do Deus vivo, pelo Espírito Santo, nos abra o espírito à inteligência das Escrituras".

:: Gostou dessa reflexão? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Quem sabe vocês possam formar um grupo de estudos bíblicos? A ideia é boa, hem?

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.