Por Laura Galvão Em Crescendo na Fé Atualizada em 13 AGO 2019 - 16H49

Curiosidades bíblicas sobre a passagem no Mar Vermelho

A Jornada Bíblica chegou neste mês num momento muito importante da história da história que estamos estudando: a passagem dos hebreus no Mar Vermelho.

Claro que esse é um episódio muito conhecido da Bíblia. Por isso, separamos algumas curiosidades retiradas de detalhes do texto bíblico nos quais talvez você nunca tenha prestado atenção. Se liga!

shutterstock
shutterstock


O mar não abriu imediatamente

Diz a bíblia que um vento muito forte havia soprado a noite inteirinha. Assim, quando Moisés “estendeu seu braço sobre o mar”, Deus usou deste vento para dividir as águas. Ou seja, já havia um movimento da natureza preparando o grande milagre que iria acontecer. Deus já estava solucionando o problema, antes mesmo que o povo imaginasse.

"Moisés estendeu o braço contra o mar, e com o forte vento oriental que soprou a noite inteira Javé fez que o mar se afastasse. Transformou o mar em lugar seco: as águas abriram caminho. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, em chão seco. As águas eram para eles como muralhas à direita e à esquerda." (Ex 14, 21-23)

Por que os egípcios não alcançaram os hebreus?

Parece irreal quando a Bíblia diz que o exército egípcio saiu atrás do povo logo em seguida, com toda a sua potência de mais de 600 carros de guerra, e mesmo com toda a tecnologia e força, não alcançaram um povo numeroso que andava a pé.

Mas existem dois detalhes que explicam esse porque que talvez nunca tenhamos prestado a atenção:

1- A nuvem espessa: durante todo o trajeto até a chegada ao Mar Vermelho, Deus colocou uma nuvem escura e espessa no caminho entre o povo e os egípcios, isso fez com que eles não tivessem boa visão durante o caminho e assim não alcançasse o povo.

“Colocou-se, assim, entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. A nuvem era obscura para aqueles e iluminava a noite para estes. Por toda a noite uns não puderam se aproximar dos outros.” (Ex 14, 20)

2- Problema nos carros: Quando o povo chegou ao mar, levou certo tempo pra se organizarem e o mar se abrir. Nisso, os egípcios chegaram muito perto e até entraram na estrada aberta em meio ao mar.

Só que diz a Bíblia que Deus colocou confusão no meio deles. E rolou que as carruagens deles começaram a quebrar, as rodas não funcionavam mais. Nisso, o exército percebeu que aquilo era uma força divina que estava contra eles. Aí desistiram de ir atrás do povo e resolveram fugir. Só que aí, meu irmão, já era tarde demais!

Deus voltou as águas do mar em seu lugar e ali morreram os egípcios e toda a soberania e poder que eles tinham sobre o povo de Deus submergiu junto.

“Emperrou as rodas dos carros de guerra, fazendo-as rodar com dificuldade. Os egípcios disseram: “Vamos fugir de Israel, porque Javé combate a favor deles e contra o Egito”. (Ex 14, 25-26)

:: Leia também: 12 curiosidades sobre a vida de Moisés

Curtiu essa história? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.