Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé

Como praticar as 14 Obras de Misericórdia

Pra preparar os jovens para a JMJ 2016, o Papa Francisco lançou um desafio: praticar as 14 Obras de Misericórdia, de janeiro a julho deste ano. O Jovens de Maria ouviu e atendeu ao Papa! E durante esses seis meses realizamos a série Desafio do Papa que colocou em prática as obras corporais e refletiu sobre as obras espirituais.

Assista aos vídeos e leia os artigos da série:

1- Visitar os doentes

No primeiro episódio, o desafiado foi o Everton Lucas, apresentador e colunista do Jovens de Maria. Para cumprir o desafio de Visitar os doentes, ele visitou um hospital junto com o grupo Medicômicos. Foi emocionante!

 
conselho_1

2- Dar bom Conselho

Será que Conselho é bom? Bem, a Igreja nos diz que sim. Mas, precisa ser feito da maneira certa! Por isso, aí vão 3 passos para ser um bom conselheiro.

 

3- Dar de Comer

Para Dar de Comer, nós desafiamos o colunista do Jovens de Maria e apresentador da TV Aparecida, José Eymard. O Zé foi conhecer - e participar! - o trabalho dos Vicentinos.

 
aflicao_1

4- Consolar os aflitos

Até podemos ter boa vontade para praticar essa obra de miseircórdia espiritual. Mas quem essas pessoas? Como identificar um aflito? Damos três dicas pra te ajudar!

 

 

5- Dar de beber

Desafiamos a blogueira de moda Bya Nery a praticar essa obra de misericórida corporal. E olha, ela nos ensinou uma maneira bem criativa e eficaz de Dar de Beber!

 
estudo_biblico_1

6- Ensinar os ignorantes

O que é uma pessoa ignorante? Como ensiná-las? O que ensinar? Como ignorá-las? Refletimos sobre essas questões na Obra de Misericórdia Espiritual Ensinar os ignorantes.

 

7- Acolher o peregrino

Você já cogitou acolher um peregrino em sua casa? Acha que pode ser muito difícil? Se liga nesse episódio que a jovem Adriana, engajada na Pastoral da Juventude, nos mostra como realizar essa Obra de Misericórdia.

 
 
Capela das Velas

8- Rezar pelos mortos

Essa é uma prática muito comum entre os católicos, mas às vezes lembramos de rezar só até a missa de sétimo dia. Entenda, então, a importância de praticar essa obra de miserórdia espiritual e veja nossas dicas sobre rezar pelos mortos

 

9- Visitar os presos

Desafiamos o Pe. Marcelo Magalhães, diretor espiritual dos projetos jovens do Santuário Nacional. Ele acompanhou um grupo que faz Pastoral Carcerária. E além de presídios, ele dá outras dicas de outros lugares em que podemos visitar os presos.

 
 
perdao_12

10- Perdoar quem te ofendeu

Você acha o cálculo 70x7 difícil? Pois o perdão é essencial para nossos relacionamentos. Faz bem pro outro e pra você mesmo. E ainda é uma Obra de Misericórdia! Reflita com a gente! 

 

11- Enterrar os mortos

Essa talvez seja uma das obras mais difíceis e delicadas de praticar. Apesar disso, enterrar os mortos é preciso. Hoje contamos a história de um grupo de jovens que passou por um momento muito difícil com a morte de um amigo e encarou o desafio como verdadeiros cristãos. 

 
amizade_2

12- Corrigir os que erram

Quem ama, educa, corrige, ajuda o outro a crescer. Mas, não se esqueçam de que esta é uma obra de Misericórdia! Portanto, é preciso corrigir com carinho e cariade. Quer saber mais? Veja nossas dicas.&nbsp

 

13- Vestir os nus

Encerrando nossa série de Obras de Misericórdia corporais, desafiamos nossa apresentadora Laura Galvão. Ela foi conhecer um albergue que, além de comida e pouso, oferece também roupas para os peregrinos.

 
abraco_2

14- Suportar com paciência as fraquezas do próximo

Ter paciência nem sempre é fácil! Principalmente com as fraquezas do outro, não é? Mas aqui vão dicas importantíssimas que podem te ajudar a suportar com paciência!

 
4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.