Já sabemos que a 40 dias após a solenidade da Páscoa, celebramos a festa da Ascensão do Senhor. A Liturgia, celebra no 7º Domingo da Páscoa para que mais gente possa recordar e viver essa linda festa de alegria e despedida.
Mas alegria na hora da despedida não parece ser tão comum. Vamos entender melhor?
A Ascensão do Senhor é a celebração que recorda que Ele vai ao céu e como afirmamos no Credo, “subiu aos céus e está sentado à direita do Pai”.
A morte na cruz deixou os discípulos desorientados, mas a Ascensão é descrita nos textos Bíblicos como momento especialmente alegre.
O Papa Francisco nos recorda (o que já outros papas haviam apontado) que pelo menos dois motivos transformaram essa despedida em alegria e esperança.
Primeiro é o fato da vinda do Espírito Santo. Jesus vai para o céu, mas deixa o Espírito Santo para nos fortalecer e nos dar ciência e conhecimento das coisas do alto.
O Espírito Santo prometido (a Festa de Pentecostes será celebrada 8 dias depois) faz com que possamos ver a ascensão não como a ausência de Jesus, mas com a alegria de termos constantemente o Espírito em nós.
Um segundo motivo de alegria está na certeza de que Jesus está ao lado do Pai e é por ele que vamos a Deus, a nossa humanidade é novamente exaltada.
Ele abre caminho para nós. “Não foi apenas a fé dos apóstolos que foi confirmada pela Ascensão, mas os apóstolos finalmente entenderam as palavras de Jesus: ‘Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais'(João 14,3)” (Papa Francisco, Festa da Ascensão, 2019)
“Depois de ter descido à nossa humanidade e de a ter redimido - Deus, o Filho de Deus, desce e faz-se homem, assume a nossa humanidade e redime-a - agora Ele sobe ao céu, levando consigo a nossa carne.
É o primeiro homem que entra no céu, pois Jesus é homem, verdadeiro homem, é Deus, verdadeiro Deus; a nossa carne está no céu e isto dá-nos alegria.
À direita do Pai encontra-se agora um corpo humano, pela primeira vez, o corpo de Jesus, e neste mistério cada um de nós contempla o seu destino futuro. Não se trata de forma alguma de abandono, Jesus permanece para sempre com os discípulos, conosco.” (Papa Francisco, Festa da Ascensão do Senhor, 2021).
A Igreja estava pronta, os discípulos estavam prontos para sair em missão.
E nós? Celebramos a Ascenção com essa mesma alegria e esperança, prontos para a missão?
Nesta festa, como membros do Corpo Místico de Cristo somos nós chamados ao Céu.
Você está pronto?
Vamos viver com alegria essa liturgia que nos indica o caminho de sermos Igreja missionária, Jovens de Maria em missão, e assim, um dia estar novamente com Cristo ao lado do Pai.
Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor
Saiba mais sobre a Laudato Si e cuide da Casa Comum.
Amor fraterno em palavras: Mensagens adoráveis para derreter o coração do seu irmão
Conheça mensagens emocionantes , repletas de amor e envie para seu (ua) irmão(ã)
Exaltação da cruz: Uma tradição que encanta corações
A festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada no dia 14 de Setembro. Entenda melhor sobre importância dessa celebração para vivermos os dias atuais.
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login