Por Martín Ugarteche Fernández Em Crescendo na Fé Atualizada em 09 AGO 2019 - 11H02

Posso dizer não pra minha vocação?

E se eu disser "não" à minha vocação? Penso que, para responder a essa pergunta, é muito bom buscar alguns exemplos nas Sagradas Escrituras.

Como exemplo de pessoas que não seguem a sua vocação, podemos encontrar no Antigo Testamento o profeta Jonas, embora no final ele tenha decidido cumprir a missão encomendada a ele por Deus.

shutterstock
shutterstock


No Novo Testamento encontramos o jovem rico, a quem o Senhor Jesus, olhando com amor, chama para ser um dos seus apóstolos. A Escritura nos diz que ele não é capaz de responder “sim”, porque tinha muitos bens, e acrescenta que foi embora triste.

No caso do profeta Jonas, vemos como a negativa ao chamado de Deus traz consequências negativas também para as demais pessoas; em contraste, quando marcha a Nínive para pregar a conversão e a penitência aos habitantes dessa cidade, os frutos do seu "sim" são palpáveis: Deus ouve a oração dos ninivitas e lhes conserva a vida.

No Antigo Testamento, encontramos outros personagens que inicialmente resistem a seguir a sua vocação, como Moisés ou Jeremias, devido ao medo ou por considerar que não reuniam as condições para responder adequadamente.

Finalmente, porém, confiando na assistência de Deus, e a partir de um encontro íntimo e pessoal com Ele, respondem positivamente, e sua resposta rende também frutos abundantes, tanto para eles mesmos como para muitas outras pessoas.

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos também exemplos de uma resposta imediata, generosa à chamada de Deus. Do Antigo Testamento podemos citar, entre outros, Abraão, Davi e Samuel. Este último, em particular, responde à chamada do Senhor com uma frase que todos nós poderíamos fazer nossa, quando pedimos a Deus mais clareza sobre a nossa vocação: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”.

Maria, Mãe de Deus, é um belo exemplo de resposta pronta e generosa à vocação

Shutterstock
Shutterstock


“Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em Mim segundo a vossa Palavra!”
. E já sabemos dos grandes frutos que deu o "sim" generoso de Maria, a começar pelo “Fruto bendito do Seu ventre”, Jesus, o nosso Salvador. Ela se destaca dentro do grupo daqueles que podem ser considerados familiares do Senhor, porque acolhem a sua Palavra e a põem em prática.

A experiência dessas pessoas pode iluminar também a nossa própria experiência. O Senhor é infinitamente Bom e Misericordioso. A vocação é um presente de Deus, o caminho concreto no qual Ele nos destina a dar fruto. É natural, em certa medida, que sintamos um pouco de medo.

Ao mesmo tempo, porém, é necessário que enfrentemos o medo. Deus sempre será o nosso Pai, sempre buscará o que é melhor para nós, o que nos leve à Salvação. Esse deve ser o alicerce principal das nossas vidas, a nossa filiação divina, aconteça o que acontecer.

O sim à vocação é, precisamente, um sim a esse amor paternal, um ato de confiança filial Nele. Façamos como Maria, como João e Tiago, sejamos boa terra para a semente da Palavra. É o nosso caminho para uma vida plena, em Jesus Cristo. Uma vida que dará, com certeza, muitos frutos.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

Escrito por
Martín Ugarteche
Martín Ugarteche Fernández

Peruano, membro do Sodalício de Vida Cristã. No Brasil, desenvolveu diversos projetos de evangelização da cultura, como o Concurso Literário Histórias de Natal e a Exposição Fotográfica Vida em Movimento. Doutor em Filosofia, por muitos anos foi professor. Atualmente reside em Roma, onde é responsável de uma das comunidades do Sodalício na Itália e faz parte da equipe de formação. Lançou um curso on-line de filosofia cristã, que é oferecido pelo Centro de Estudos Católicos na sua plataforma digital.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...