Celebramos o dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo e nada melhor do que saber um pouco mais sobre as suas filhas, suas queridas flores. Por isso, entrevistamos a Ana Clara Ribeiro da Silva (19 anos), vocacionada do Carmelo Santa Teresinha do Menino Jesus em Aparecida (SP).
A Ana Clara é natural de Pouso Alegre (MG), mas sentiu o chamado à vocação na Casa da Nossa Mãezinha. Entrevistamos a nossa Jovem de Maria para entender um pouco mais sobre sua vocação, o chamado de Deus para sua vida.
Vem conferir!
1-Qual a história do seu chamado, a sua vocação?
Meu chamado à vocação religiosa se deu em 2018, através de uma pergunta muito simples de uma religiosa no Santuário Nacional, a qual me perguntou se eu já havia pensado alguma vez em ser freira. E eu respondi que não!
A partir dessa pergunta, eu senti um incômodo muito grande em meu coração. Era como se aquela simples pergunta tivesse despertado em mim algo que nem eu sabia que ali existia. Fez florescer uma sementinha deixada por Nosso Senhor desde toda a eternidade.
2- Você conheceu as irmãs em Aparecida, mesmo sendo de Pouso Alegre. Como foi?
Senti que Deus me chamava a conhecer melhor o que era a vida religiosa e, diante do Carmelo da minha cidade, me aproximei da Ordem Carmelita Descalça. Assim, me apaixonei pela vida no mosteiro, a rotina e a espiritualidade;
Após conhecer o Carmelo de Santa Teresinha, aqui em Aparecida, percebi que não conseguiria descansar meu coração fora daqui. Então, iniciei meu processo Vocacional na comunidade. Conheci a comunidade por meio de uma prima, em uma viagem à cidade, em novembro de 2019 e meu caminho vocacional em Aparecida se iniciou no dia 17 de julho de 2020.
Leia MaisO que Deus quer de mim? Dicas para descobrir a vocação profissional3- Como é para você ser uma Carmelita?
Para mim, ser carmelita é descalçar-me de tudo para estar com o Único Necessário, que é Nosso Senhor, "a Alegria Infinita"! É despojar-se de tudo, "pegar a cruz, renunciar a si mesmo e O seguir", se imolando sempre para a salvação das almas.
4- A qual Santa/Santo você tem devoção?
Desde o início da minha caminhada Vocacional no Carmelo, duas santas da Ordem me despertaram muito a atenção e o amor: Santa Teresa de Jesus (D'Ávila) e Santa Teresinha do Menino Jesus. Tenho maior devoção a Santa Teresa de Jesus, apesar de Santa Teresinha sempre estar ao meu lado, me levando ao Carmelo e a Nosso Senhor.
São José também é um dos meus santinhos de devoção. Também tenho grande amor e devoção a Nossa Santíssima Mãe, a Virgem do Carmo. Como temos tanto Nela! A conheci por meio do escapulário em 2017 e, desde então, cultivo essa devoção e confiança. Uma frase de Santa Teresinha externa muito o que sinto por ela: "Nossa Senhora é mais mãe do que rainha." Seu amor maternal é amparo e proteção nas noites mais escuras.
5- Explique um pouco mais sobre o seu caminho vocacional.
O Vocacional se dá por meio de visitas ao Carmelo (a cada dois meses), onde eu fico na portaria ajudando as Irmãs externas, e acompanho a rotina de orações das Irmãs, como a oração da Liturgia das Horas, a oração pessoal, o Santo Terço e a Santa Missa. Nos dias em que estou no Carmelo, também converso com algumas Irmãs Internas, principalmente com a Mestra, que me acompanha.
6- Um recado para os jovens que sentem o chamado a vida religiosa
Às jovens que sentem o chamado à vida religiosa, eu digo aquilo que Nosso Senhor mesmo nos diz: "Não tenha medo"! Não tenha medo de entregar a vida por Cristo! Já dizia o grande bispo Dom Henrique Soares: "Não tenham medo de perder a vida por Jesus, Ele é a causa que vale a pena, Ele é a única causa que vale a pena! Quem tudo dá a Cristo, não perde nada, mas ganha Tudo!"
Busquem discernimento, busquem acompanhamento vocacional e sempre prezem por fazer a vontade de Nosso Senhor, que é agradável e perfeita.
:: Curtiu o testemunho? Deixe o seu também nos comentários!
O 'influencer' São João Paulo II: exemplo que ecoa até hoje
O santo polonês tem muito a nos ensinar sobre como enxergar as novas tecnologias como aliadas para o bem comum.
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança
Assim como peregrinamos até Aparecida, cada um de nós é chamado a ser uma presença viva da fé no mundo. Ser peregrino da esperança é acreditar que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos ser instrumentos de paz, amor e transformação.
Novo monumento em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe é inaugurado no Santuário Nacional!
Esse monumento é um presente da Família dos Devotos, que está sempre ajudando o Santuário a acolher mais devotos e a espalhar a mensagem de fé por todo canto.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login