Por Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 MAR 2019 - 16H30

Tiago Menor: três lições de vida para o jovem seguidor de Jesus!

discipulos

Querido Jovem de Maria, seguidor de Jesus Cristo! Daremos mais um passo em nossa caminhada apostólica, seguindo os passos do Mestre.

Hoje apresento o apóstolo Tiago, chamado menor, já que no grupo dos doze havia dois homens com este nome. Tiago Menor é considerado o autor de um livro da Bíblia, uma carta chamada “católica” (universal), já que seus destinatários eram todos os cristãos de sua época. Nessa carta nós encontramos os traços da personalidade de Tiago Menor, e eu gostaria de enumerar três deles, que servem para orientação da vida de todo jovem que deseja ser, como Tiago, um seguidor fervoroso de Jesus.

A primeira lição, querido jovem, que Tiago Menor nos ensina é a lição da inclusão social, da acolhida de todos sem diferenciação por causa de classe, credo ou cor. Essa lição de integração humana mostra que o cristão, seguidor de Jesus, precisa ver além de aparências, e olhar a essência. Infelizmente nós vivemos hoje cercados por um mundo que valoriza a aparência, o poder aquisitivo, as roupas e calçados “de marca”, e corremos o risco de julgar pelo que vemos por fora, e não olhar o que está no coração das pessoas que se aproximam de nós. Esse julgamento baseado em aparências é especialmente marcante entre jovens e adolescentes. Ao jovem seguidor de Jesus fica o convite para olhar além do que os olhos enxergam!

A segunda lição de Tiago está relacionada com a primeira. Ao mesmo tempo em que devemos fugir dos preconceitos, nos diz o apóstolo, temos que nos esforçar para fortalecer o nosso espírito de solidariedade e fraternidade com os nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. Para Tiago, não adianta ser bom, é preciso fazer o bem! Ele chega a radicalizar a mensagem de Jesus ao afirmar que a “fé sem obras é morta” (Tg 2,17). Fico pensando nos jovens católicos, que apresentam tantas vezes um ardor religioso marcante, se reúnem, louvam a Deus, cantam e dançam ao som das canções e bandas, mas que nem sempre dão um passo a mais, em direção ao rumo missionário da ação em prol dos mais sofredores. E preciso ser cristão com os olhos no Céu, as mãos na massa e os pés na estrada!

Finalmente, e não menos importante, Tiago Menor convida o jovem discípulo de Jesus a ter cuidado com as paixões negativas, evitar aqueles sentimentos que podem prejudicar nossos irmãos, e pior, prejudicam nosso próprio interior, como a inveja, a raiva, os ciúmes, as disputas pelo poder. Dentre esses pecados todos, Tiago não tem medo de enfrentar um dos males que mais ferem os corações: a maledicência e as fofocas. O apóstolo mostra que a língua, tão pequena, tem a força arrasadora de destruir uma vida e que controlar a língua, mesmo sendo tarefa difícil, precisa ser um comportamento natural do seguidor de Jesus. Num mundo cercado com tantos meios de comunicação, tanta tecnologia, as palavras “malditas” podem marcar para sempre a vida de alguém. Como a flecha que sai da aljava e é lançada adiante, assim é a palavra que sai de nossa boca, não se pode mais recolhê-la à nossa boca.

Resumindo as três lições do Apóstolo Tiago Menor, podemos afirmar que ao Jovem de Maria, àquele que deseja seguir os passos de Jesus, é preciso ver a essência e não aparências, ser solidário e fraterno e aprender a controlar os sentimentos negativos, eliminando de nossa vida a maledicência e a fofoca. Tomara que estas lições entrem no nosso coração e iluminem nossas atitudes!


Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Pe. Evaldo César Souza, C.Ss.R

Redentorista, membro da Província de São Paulo, graduado em Filosofia, Teologia e Jornalismo e pós-graduado em Gestão Executiva de Televisão (FAAP). Escreve para a Editora Santuário e para a editoria 'Santuários'.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.