Sabe que, durante uma boa parte da minha vida - eu assumo, fui a que acusava. Eu queria tanto que todo mundo (minha família, os meus amigos) seguissem as orientações da Igreja, que julgava quem, por exemplo, não queria ir na missa no domingo. Esquecia da misericórdia e que a justiça sem a caridade, sem o amor, de nada vale.
Leia MaisPrecisamos conversar sobre a cultura do cancelamentoHoje, quando eu vejo a cultura do cancelamento, penso que ela sempre existiu. Sempre foi mais fácil ver o pecado do outro do que o nosso próprio erro, como nos explica o Evangelho de Lucas 18,9-14:
“Disse também a seguinte parábola a alguns que estavam convencidos de serem justos e desprezavam os outros: 'Subiram dois homens ao templo para rezar: um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, de pé, assim rezava em seu coração: “Meu Deus, eu vos dou graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, desonestos, adúlteros; e nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo que adquiro”.
O publicano, mantendo-se ao longe, nem tinha coragem de levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo que este desceu para casa justificado, ao contrário do outro. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, mas o que se humilha será elevado”.
Eu não assisto o BBB, da mesma forma que não vejo novelas. Por questão de interesse mesmo: não vejo, não gosto do formato do programa. Porém, a discussão sobre cancelamento ganhou uma maior repercussão no nosso país a partir dos episódios do reality e nas redes sociais bomba quem quer que a vida profissional de uma participante acabe e que ela sofra duras consequências. Parece até que eu já vi isso acontecendo uma outra vez... (Lc 23,21)
"Esse Barrabás tinha sido preso por causa de uma revolta na cidade e de um homicídio. Pilatos tornou a falar-lhes, querendo soltar Jesus. Mas eles gritavam, dizendo: 'Crucifica-o! Crucifica-o!'".
Quando você entende que Jesus é essa pessoa que você está julgando e querendo jogar na fornalha, é impossível você não ter um profundo arrependimento e decidir-se também pelo amor, pela misericórdia.
Leia MaisHomilia JM: Reflexão sobre a misericórdia de Deus“Misericórdia, o palpitar do coração de Deus.”
Que, como cristãos católicos, possamos dar uma resposta diferente, com mais fraternidade, amor, cuidado e menos julgamentos e prepotências. Assim, estaremos mais perto do coração de Jesus.
"Estava reclinado bem perto de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava;" (João 13,23)
:: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do WhatsApp ou demais redes sociais, logo abaixo do título!
Confie no seu Anjo da Guarda e tenha paz e proteção
A devoção aos Santos Anjos da Guarda é baseada nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja Católica. Aprenda mais sobre nossos companheiros de jornada!
Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor
Saiba mais sobre a Laudato Si e cuide da Casa Comum.
Amor fraterno em palavras: Mensagens adoráveis para derreter o coração do seu irmão
Conheça mensagens emocionantes , repletas de amor e envie para seu (ua) irmão(ã)
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login