Notícias

7 curiosidades sobre a devoção mariana do país da JMJ 2023: Portugal

Escrito por Laura Galvão

10 MAI 2019 - 15H51 (Atualizada em 13 MAI 2022 - 08H13)

shutterstock

Sim! Estamos animadíssimos e desde já estamos na contagem regressiva para a JMJ 2023. Mas enquanto a hora não chega, pra nos ajudar a controlar a ansiedade, vamos aprendendo mais sobre o país sede da próxima edição da JMJ: Portugal!

Hoje queremos falar de uma das mais conhecidas devoções marianas do mundo: Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Provavelmente, você já conhece toda a história da aparição de Maria aos três pastorinhos.

Então, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre a devoção a esse título mariano tão querido!

1- Devoção mariana aos sábados

shutterstock
shutterstock
Santuário de Fátima, em Portugal


Lúcia, uma dos três pastorinhos, decidiu ir para um convento na Espanha em 1925, onde recebeu algumas revelações para completar a mensagem de Fátima. As revelações se tratavam da insistência à devoção a Nossa Senhora durante cinco primeiros sábados dos meses. O objetivo da devoção é fazer um ato de reparação às blasfêmias contra Maria.

2- Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria

shutterstock
shutterstock
Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Portugal)


Em 31 de outubro de 1942, o Papa Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria devido às solicitações de irmã Lúcia. Era o ano do 25º aniversário da aparição de Nossa Senhora em Portugal.

3- Visita da imagem de Nossa Senhora

shutterstock
shutterstock
Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal


Hoje, há em vários lugares o costume de levar capelinhas ou imagens de Nossa Senhora de Fátima a casas e comunidades, como uma visita peregrina. Bem, em 1942, iniciou-se esse costume de levar a imagem de Fátima (feita de acordo com as orientações de irmã Lúcia), que fica na Capelinha das Aparições, a vários locais de Portugal e também da Espanha.

BÔNUS: A imagem peregrina de Fátima visitou o Panamá durante a JMJ 2019, peregrinou por vários lugares da capital do país, recebeu a devoção de milhares de jovens, como preparação espiritual para a próxima edição do maior evento de jovens católicos do mundo.

4- Nossa Senhora pediu para se rezar o terço

shutterstock
shutterstock
Capelinha das Aparições em Fátima, Portugal


Quando a gente convida os jovens de Maria a rezar o terço com frequência e, se possível, todos os dias, não é um pedido nosso. Mas, foi um pedido feito por Nossa Senhora numa das aparições aos pastorinhos:

“Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

5- Nossa Senhora também pediu sacrifícios

shutterstock
shutterstock

Além da oração do terço, Nossa Senhora pediu às crianças que praticassem sacrifícios para que a humanidade alcance a salvação.

6- Em Fátima, tem oração e procissão todo dia!

shutterstock
shutterstock
Procissão Luminosa em Fátima, Portugal


Atendendo ao pedido de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, em Portugal, todos os dias há uma famosa procissão luminosa, precedida da oração do terço, com saída e chegada na Capelinha das Aparições.

DICA: Já se prepare! Quando for pra JMJ 2023, que terá sede em Lisboa, se organize para ir a Fátima e participar desses momentos tão profundos de oração.

7- Terço na mão!

shutterstock
shutterstock

No Santuário de Fátima, o dia todo é possível encontrar peregrinos rezando, cumprindo promessas e agradecendo. E é quase uma regra: todos sempre estão com o terço nas mãos! Sempre atentos ao pedido de Nossa Senhora.

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...