Por Jovens de Maria Em Notícias

Enem: saiba o que é permitido e o que pode eliminar um candidato

enem 2014

O ano de 2014 já está chegando ao fim, e mais uma edição do Enem está aí para dar a chance aos jovens de ingressarem em uma universidade. O exame deste ano conta com mais de 8,7 milhões de inscritos, 21,6% a mais que o do ano passado.

Pelas possibilidades proporcionadas pelo Exame, muitos temem cometer erros que possam prejudicar o desempenho e a validação de suas provas. Portanto, confira algumas dicas para não ter sua prova anulada ou passar algum aperto durante a realização do exame:

imagens_prova_enem_20120525_16_size_598Provas

No primeiro dia de prova, 8 de novembro, os candidatos terão 4h30 para fazer as questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Já no dia 9, o exame será de 5h30 para responder às questões de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

O participante somente poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. O caderno de questão, no entanto, só poderá ser levado pelo candidato 30 minutos antes do término das provas.

Objetos permitidos e proibidos

Celulares são proibidos. Ao entrar na sala, o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.

O porta-objetos só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

caneta pretaSomente caneta preta

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A caneta de cor preta é obrigatória para o exame, pois o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.

Além disso, o participante deverá ter em mãos documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há código de vestimenta. Recomenda-se o uso de roupas leves.

Motivos que podem eliminar o candidato

Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do Enem, são eles: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, por exemplo:

Máquinas calculadoras;
Agendas eletrônicas ou similares;
Telefones celulares;
Smartphones;
Tablets;
Ipods;
Pen drives;
Mp3 ou similar;
Gravadores;
Relógios;
Alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor;
Gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

proibido bonéTambém é proibido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); portar armas de qualquer espécie, mesmo que o participante possua autorização; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Fique ligado!
Não dê bobeira na hora do Exame: organize-se.

O Jovens de Maria deseja a todos uma boa prova!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.