Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 11 AGO 2020 - 11H47

Estudar com papel e caneta pode te fazer aprender mais

shutterstock
shutterstock


Com o fácil acesso aos smartphones, tablets e demais dispositivos móveis, nossa vida se tornou muito mais prática. Tão prática que, sempre que precisamos anotar alguma coisa ou acompanhar uma aula, não hesitamos em lançar mão do uso da tecnologia, deixando de lado o bom e velho “papel e caneta”.

Só que logo depois de tomarmos nota, aquilo que nos foi passado é facilmente esquecido por nossa mente, que se perde diante de tantas informações. Então, como se lembrar mais daquilo que é necessário, como uma fórmula de matemática ou uma data importante?

Shutterstock
Shutterstock

Um estudo da revista Psychological Science indica que tomar nota de aulas e acontecimentos em cadernos faz com que aquela informação permaneça por mais tempo em nossa mente, diferente daqueles que digitam suas observações em um computador.

As conclusões vêm de um experimento em que estudantes universitários assistiam palestras do TED. Eles deviam tomar nota do assunto, usando caneta e papel ou um laptop. Depois, passavam por provas sobre as palestras que tinham assistido.

As notas dos universitários mostraram que aqueles que escreviam à mão tinham notas melhores respondendo perguntas conceituais. Se a prova era feita bastante tempo depois da transmissão do vídeo, os alunos "digitais" tinham notas ainda piores.

Mas qual é o motivo disso?

Shutterstock/ Monkey Business Images
Shutterstock/ Monkey Business Images


Os pesquisadores responsáveis pelo estudo acreditam que transcrever informações para os laptops é "fácil demais" - e, por isso, não há necessidade de realmente prestar atenção e compreender o que foi dito. Prova disso é que, durante os testes, os participantes foram orientados a não tomar nota de algumas partes das palestras - e os "digitais" transcreveram o conteúdo mesmo assim.

add_box O TED é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo compartilhar boas ideias. Desta forma, eles promovem conferências, palestras e eventos que são coordenados de formas independentes.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...