Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 08 ABR 2019 - 11H13

Papa Francisco ensina como vencer o medo de se relacionar

No último sábado (11), papa Francisco se encontrou com milhares de jovens italianos como preparação para o Sínodo da Juventude.

Ele respondeu a algumas perguntas de jovens, como Martina, de 24 anos, que falou sobre o medo que a juventude atual tem de se comprometer com relacionamentos amorosos: “a nossa geração não é capaz nem mesmo de escolher um programa na TV, muito menos se envolver em um relacionamento para toda a vida...”. E o Papa respondeu:

Shutterstock
Shutterstock

Escolher, ser capaz de decidir por si mesmo parece ser a mais alta expressão de liberdade. E, de certo modo, o é. Mas a ideia de escolha que respiramos hoje é uma ideia de liberdade sem vínculos, sem compromissos e sempre com alguma via de fuga:

"Eu escolho, no entanto ...". Há sempre um "porém", que às vezes se torna maior que a escolha e a sufoca. É assim que a liberdade desmorona e não mantém mais suas promessas de vida e felicidade. E então concluímos que também a liberdade é um engano e que a felicidade não existe.

A liberdade de cada um é um grande presente, que não admite meias medidas. Mas, como todo dom, é para ser acolhido e nós o recebemos na medida em que abrimos a mente, o coração, a vida. Com os "mas, talvez, eu não sei ...", simplesmente recusamos este dom e isso prova não termos entendido do que se trata e o quanto é importante.

Claro, dizer "sim" pode provocar medo, causar ansiedade, encher sua cabeça com pensamentos negativos.

Vocês sabiam que mesmo nos tempos de Jesus havia ansiedade?

Não é uma invenção tão recente. Aos seus discípulos, ele diz claramente: "Não busquem ansiosamente" (cf. Lc 12,29), tenham fé! Tenham confiança! Distingam o que é importante do que não é: sejam sábios. E acrescenta: ”Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lc 12,34).

Então devemos nos perguntar: onde está meu tesouro? Onde está a coisa que considero mais preciosa? Não muitas quinquilharias, mas a única pérola preciosa. Onde? Eis que essa é a fonte da minha alegria, é o lugar onde meu coração encontra casa, pelo qual vale a pena dizer "sim" e gastar sua vida. Deve ser realmente algo de imenso para valer assim tanto!

Então, amigos, entendam que a escolha do casamento, de formar uma família, ou a escolha de dedicar-se a Deus e aos irmãos na consagração, é uma questão de ter encontrado este tesouro, o mais precioso. E agir de acordo. Porque é o Senhor que escondeu esse tesouro em sua vida para abençoá-la e torná-la frutífera.

A escolha pelo tesouro significa escolher o caminho da gratidão e do reconhecimento, o caminho das bem-aventuranças.


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.