As quatro Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram o cartaz oficial que ilustrará a Semana do Estudante de 2014. Este ano, a Semana do Estudante tem como tema “Participação estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil”, como lema “Eu vou à luta é com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada”, e como iluminação bíblica a passagem de Mateus 5, 13-14: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”.
A proposta deste ano é aproximar a juventude – em especial, os jovens estudantes – de uma proposta de transformação política para o Brasil, que valorize e consagre a participação popular na tomada de decisões.
Seguindo o convite do Papa Francisco (“Ide, sem medo, para servir!”), a Semana do Estudante convida aos jovens, para que assumam seu papel protagonista nesta mudança.
A arte do cartaz é do artista amazonente Chiquinho D’Almeida, com a colaboração de Thiesco Cristóstomo, ex-Secretário Nacional da Pastoral da Juventude.
Sobre a Semana do Estudante
A Semana do Estudante (SdE), que teve início em 2002, é uma atividade promovida anualmente pelas quatro Pastorais da Juventude, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Ela faz parte do processo das Atividades Permanentes, juntamente com mais duas grandes atividades anuais: a Semana da Cidadania (em abril) e o Dia Nacional da Juventude (em outubro).
A SdE é um exercício ousado de cidadania. Ela se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil, para que o/a jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha, a partir do seu chão, que é a escola. O objetivo da SdE é ser sinal de esperança entre os/as jovens. No entanto, nos dias de hoje, ser sinal de esperança é, sobretudo, profetizar, denunciando as injustiças e anunciando a possibilidade de construção de um mundo novo, forçado por todas as mãos e fecundo de esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login