Desde o mês de Novembro, as ruas das nossas cidades, as lojas, as nossas próprias casas são enfeitadas com diferentes objetos que nos remetem à importância do Natal, festa na qual comemoramos o nascimento de Jesus em Belém, há mais de 2000 anos.
Neste pequeno artigo, farei uma explicação breve do significado de cada um desses símbolos. Espero, que seja um ponto de partida para que depois você possa aprofundar mais sobre o assunto.
A Coroa de Advento
Este símbolo não é propriamente natalino, mas nos remete diretamente ao Natal, pois é o símbolo do tempo do Advento, que são as quatro semanas que precedem o Natal, no qual nos preparamos para a vinda do Senhor. Essa vinda aconteceu em Belém há mais de 2000 anos, acontecerá no fim dos tempos e acontece a cada dia, quando o Senhor Jesus se faz um pedaço de pão na Eucaristia, fonte e cume de toda a vida da Igreja.
A Coroa é um símbolo originalmente pagão, que simbolizava para os povos bárbaros a vida que resiste ao inverno. Ao fazer coroas com folhas de cipreste, esses povos mantinham viva a esperança na volta da primavera e na riqueza da vida. Quando foram evangelizados, eles continuaram utilizando a coroa, mas simbolizando Jesus, quem oferece ao homem a verdadeira vida, que vence a morte.
Durante as quatro semanas de Advento, a coroa ficava dentro de casa, cada vez mais iluminada e, ao chegar o Natal, a família pendurava a coroa do lado de fora da porta da casa, como um sinal claro de que esse lar era cristão.
A Árvore de Natal
A Árvore de Natal também nos remete à vida. Tradicionalmente é um pinheiro, que permanece verde e cheio de folhas ao longo do inverno. Há um livro muito bonito, com poemas de Natal e ilustrações de Cláudio Pastro, onde se diz que no Brasil, se se tivesse de escolher uma árvore para ser a árvore de Natal, teria que ser escolhido um lindo ipê amarelo.
De fato, no Brasil a vegetação permanece viva e verde durante o ano todo, e por isso é difícil entender a escolha do pinheiro para nós. Porém, a árvore nos remete também à árvore do Bem e do Mal, que estava no Paraíso, e de cujo fruto comeram Adão e Eva, no relato do Pecado Original. Também nos remete à Árvore da Cruz, na qual Jesus levou até o extremo o seu amor reconciliador por cada um de nós, vencendo o pecado e a morte que mantinham prisioneiros até esse momento todo o gênero humano.
Os frutos pendurados na árvore nos lembram exatamente todos os frutos que colhemos diariamente da Encarnação do Verbo e da missão que Ele veio cumprir na terra e efetivamente cumpriu.
O Presépio
O Presépio é o símbolo mais explicitamente cristão. Tenho amigos que adoram montar presépios e montam vários nas suas casas, de vários estilos e procedências.
O Presépio foi uma invenção de São Francisco de Assis e inicialmente era sempre vivo, isto é, pessoas reais representavam os papéis dos personagens do presépio. O Presépio nos remete à simplicidade e à paz de Belém, à atitude vigilante e protetora de José, à acolhida maternal de Maria e à ternura e bondade do Menino, que veio para nos salvar.
Os pastores e os reis nos lembram todos nós, que somos chamados a adorar o Menino, e que chegamos a esse nosso destino por diversos caminhos, alguns mais complexos e intrincados, outros mais simples e diretos.
Há alguns outros símbolos sobre os quais você mesmo pode pesquisar, como a estrela, as luzes, os anjos e os sinos.
Resumindo bastante, todos eles chamam a atenção dos nossos sentidos, para que dirijamos a nossa atenção para o mais importante deste tempo, que é o amor terno e de um Deus feito Menino, “o leão feito cordeirinho” como o chamava o Padre Antônio Vieira, que já desde a manjedoura adianta para nós, silenciosamente, as Bem Aventuranças do Reino.
120 anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida: Uma História de Amor e Devoção
Os 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida oferecem uma oportunidade valiosa para nosso crescimento na fé, porque simboliza não apenas a realeza de Maria como Rainha do Brasil, mas também o reconhecimento de sua presença amorosa e intercessora na vida dos fiéis.
O que a Bíblia me diz sobre meus irmãos?
Para Deus, sermos irmãos vai além dos laços de sangue, mas sim na fé e na devoção.
Setembro: Mês da Bíblia, Palavra de Deus!
No mês de setembro celebramos o mês da Bíblia e aqui na Casa da Mãe Aparecida continuamos com o Projeto Jornada Bíblica que está revestindo as fachadas do Santuário Nacional com mosaicos que retratam passagens bíblicas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login