Por Marília Ribeiro Em Música

Especial: O Músico e a Voz - Os Cuidados

Para que os fiéis tenham melhor compreensão, envolvimento e celebrem a liturgia vivenciada em uma celebração é muito importante à presença do ministério de música.

A Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium do Vaticano II apresenta: "na Liturgia Deus fala ao Seu povo, e Cristo continua a anunciar o Evangelho. Por seu lado, o povo responde a Deus com o canto e a oração" (nº 33). Como base nisso, podemos destacar uma famosa frase de Santo Agostinho que afirma “Quem canta reza duas vezes”.

Para que esse trabalho tão importante nas celebrações eucarísticas, grupos de orações e encontros, a Igreja conta com o trabalho de muitos leigos.

E para exercer essa função, mesmo que seja somente no final de semana, é importante que os cantores de Deus tenham alguns cuidados necessários, para manter a voz saudável.

Visando apresentar alguns desses cuidados e algumas dicas, o portal A12.com/musica preparou cinco dicas com informações orientadas pela fonoaudióloga Tatiane da Silva Vieira, especialista em voz e docente de Fonoaudiologia da faculdade Sant’na em Ponta Grossa (PR).  Nos textos, o músico poderá saber sobre os cuidados necessários com a voz, alimentos que contribuem para esse cuidado, ações que devem ser evitadas, tipos de aquecimento para a voz e a importância da postura e respiração.

01_02_1


Confira a primeira dica com a fonoaudiologa Tatiane da Silva sobre os cuidados com a voz.

Cada pessoa é única e o trabalho se torna individualizado, principalmente quando se trata de cantor, cada um tem uma técnica ou não possui nenhuma o que torna-se mais delicado, porém, há cuidados que chamamos de universais e necessários para o bom uso da voz.

 
 

omusicoeavoz-parte1/5-oscuidados.png

Acompanhe a home de música e fique por dentro das próximas dicas que serão disponibilizadas.

Leia também::

O Músico e a Voz - Os alimentos

O Músico e a Voz - O que evitar

O Músico e a Voz - O aquecimento

O Músico e a Voz - A postura e a respiração

 

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...