Por Marília Ribeiro Em Música

Padre Ronoaldo Pelaquin fala das suas motivações para a produção do cd 'Um Perfil Redentorista'

capa_14

"...Que meus confrades recebam esse cd como um presente de amigo."


No próximo dia 25, sexta-feira, será lançado no Santuário Nacional o cd ‘Um Perfil Redentorista’. O álbum do missionário redentorista, padre Ronoaldo Pelaquin, C.Ss.R, foi produzido pelo músico e organista do Santuário Nacional, Junior Campos e conta com a participação de redentoristas e leigos como o Ir. Alan, Pe. Queimado, Pe. Anísio, Elaine Guimarães e Iraci Elache.

O portal A12 conversou com padre Pelaquin sobre a motivação para a realização do material, a escolha do nome, suas inspirações e a sua identificação com os redentoristas e a música. O religioso explica que o cd partiu da ideia de presentear os confrades redentoristas com músicas que apresentam o carisma da congregação.

Foto de: Junior Campos

Ronoaldo Pelaquin

 Padre Ronoaldo Pelaquin, C.Ss.R

A12 - Como surgiu a ideia de produzir um cd que fala do carisma dos missionários redentoristas?
Pe. R. Pelaquin - Por ocasião do Ano Vocacional Redentorista, de 2014, os coordenadores vocacionais da Província Redentorista de São Paulo, através do Irmão Alan, pediram-me para colaborar na produção de um cd Vocacional. Na ocasião eu estava trabalhando justamente na ideia de um cd Redentorista, para presentear os meus confrades redentoristas com algumas de minhas músicas que espelhassem o nosso carisma de missionários redentoristas. Apresentei a ideia que foi aceita pelos responsáveis da Pastoral Vocacional. Assim o cd foi pensado.

A12 - Qual o objetivo desse trabalho denominado ‘Um perfil Redontorista’?
Pe. R. Pelaquin - Não pensava em fazer um cd comercial, no sentido de “ganhar dinheiro”, porque nunca ganhei dinheiro fazendo música. Simplesmente eu queria deixar algo para meus confrades redentoristas que mostrasse, como já disse o carisma redentorista de minhas composições. Porque tudo que eu fiz no campo da música reflete a formação musical e espiritual que recebemos como redentoristas, uma formação de linha tradicional latino-alemã quase clássica.

A12 - Fale sobre as canções selecionadas para o cd.
Pe. R. Pelaquin - O conteúdo do cd visa mostrar nosso carisma redentorista, que vem como que especificado nas várias faixas do cd:
1- COPIOSA REDENÇÃO- O Lema
2- SANTÍSSIMO REDENTOR – O Inspirador
3- SANTO AFONSO DE LIGÓRIO- O Fundador
4- QUANDO NASCEU JESUS- O Presépio
5- UM DEUS POR MIM MORREU- A Cruz
6- GRAÇAS E LOUVORES- O Sacramento
7- N.SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO- A Padroeira
8- DAI VOSSA BÊNÇÃO- O Missionário
9- SIGNUM TUUM LUCEAT- Uma proposta
10- DEMOS GRAÇAS- Um Agradecimento
11- SALVE RAINHA- A Perseverança
12- A HORA DA PARTIDA- Um Eco

 

A12 - Como é a identificação do senhor com os Redentoristas e com a música?
Pe. R. Pelaquin - Em relação à música, posso dizer quase a mesma coisa: desde que me conheço por gente eu canto, eu solfejo música, e desde pequeno sempre ouvi música nas igrejas redentoristas. Minha mãe me dizia que quando eu era pequeno gostava de cantar; e que as vizinhas olhavam por cima das cercas de casa o garotinho cantando no quintal. E o primeiro livro de partitura musical caiu em minhas mãos quando eu tinha a idade de 10 anos; era o livro do Pe. João Baptista Lehmann, Harpa de Sião. Desde então a matéria escolar que sempre me regalava com a nota 10 era a música.

A12 - O que o senhor espera com o CD ‘Um Perfil Redentorista’?
Pe. R. Pelaquin - Em primeiro lugar, que meus confrades recebam esse cd como um presente de amigo. E que façam bom uso dele. Espero também que os amigos dos redentoristas, e todos que mantêm contato com os missionários redentoristas conheçam um pouco mais sobre nosso carisma religioso através das músicas ali contidas.

O álbum ‘Um Perfil Redentorista’ será lançado pela Editora Santuário, com uma programação especial no dia 25.
10h15 - Lançamento pelo Programa Bem-Vindo Romeiro ao vivo pela TV Aparecida
18h15 - Missa em ação de graças pelo lançamento do cd ‘UM PERFIL REDENTORISTA’ presidida pelo pe. Ronoaldo Pelaquin, com transmissão pela TV Aparecida
19h15 - Lançamento na Loja I Livraria Santuário ao lado da Matriz com a apresentação das músicas do cd e sessão de autógrafos com o próprio autor.

 

 

 

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...