Por Valquíria Vieira Em Igreja

Arcebispo de Belém (PA) fala sobre a realização do Congresso Eucarístico Nacional

A Igreja do Brasil realizará de 15 a 21 de agosto o 17º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que acontecerá em Belém (PA).

O A12.com conversou com Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belém, anfitrião do Congresso Eucarístico Nacional, que será rterá como Tema: Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária; e Lema: Eles o reconheceram no partir do Pão. (Cf. Lc 24, 35).

 

Dom Alberto Taveira no Congresso da RCC  (Foto: Ivan Nogueira)

Em entrevista, o arcebispo contou como vem sendo preparado o evento que receberá milhares de participantes.

A12 - Como a Arquidiocese de Belém vem se preparando para o CEN2016?

Dom Alberto - A organização do XVII Congresso Eucarístico Nacional tem se reunido desde o início de 2013 para organizar do evento. Contamos com 17 comissões, um Escritório Central e a Comissão Central, composta pela presidência que no caso sou eu, Dom Alberto Taveira e meu bispo auxiliar Dom Irineu Roman; Secretário Geral, padre José Gonçalo Vieira e Secretário Executivo, padre Roberto Emílio Cavalli Junior, além de uma agência promotora de eventos contratada.

Cada comissão é coordenada por um paroquiano/voluntário que tem suas funções específicas, como por exemplo, a comissão de Cultura que trata dos eventos culturais, que acontecerão antes e durante o Congresso; outro caso é o da comissão de hospedagem e acolhida que desenvolve captação de voluntários para Hospedagem Solidária e equipe de acolhimento aos congressistas. Cada

Leia MaisDivulgado detalhes da programação do Congresso Eucarístico Nacional

comissão tem a responsabilidade de se organizar com voluntários para desenvolver suas atividades.

O escritório do CEN2016, localizado em nossa Cúria Metropolitana​​, tem a finalidade de dar suporte às comissões, a organização administrativa do Congresso, coordenação do fluxo de informações entre as comissões, coordenação das atividades com a agência contratada e a divulgação do CEN2016 em nossos diversos meios.

No intuito de promover uma grande festa eucarística, percebemos a necessidade da contratação de uma agência promotora de eventos. A empresa tem por finalidade a orientação das atividades técnicas e logísticas antes, durante e pós-evento. Com auxílio de profissionais buscamos desenvolver o evento da melhor forma possível.

A12 - Como será a sua participação no CEN 2016 e dos bispos do Brasil?

​Dom Alberto - Como arcebispo metropolitano de Belém e anfitrião do CEN2016 estou diretamente envolvido em todas as atividades do Congresso com reuniões, divulgação, promoção, participação em eventos, entre outros.

Até o momento já contamos com 155 bispos confirmados, cinco Cardeais, Núncio Apostólico e o Legado Pontifício. Na chegada da grande festa eucarística todos os bispos participarão ativamente das celebrações principais (15, 19, 20 e 21 de agosto no Estádio do Mangueirão) e a chegada da procissão Fluvial no dia 16/08, procissão com Santíssimo que partirá de Manaus rumo à Belém, passado por algumas dioceses e prelazias.

Cada paróquia de nossa arquidiocese está se mobilizando para receber no mínimo um bispo do Brasil, os quais ali celebrarão a Santa Missa no sábado dia 21/08. Entre os dias 16 e 19/08 também teremos celebrações em diversos Ritos.

Entre terça-feira (16) e domingo (21) contaremos com celebrações presididas pelos Cardeais, Núncio Apostólico e Legado Pontifício em nossa Catedral Metropolitana.

 

"Preparar durante vários anos significa envolver todas as forças vivas da Igreja num grande mutirão de reflexão, oração e prática de vida de Igreja".

A12- No Brasil já se realizaram 16 CENs, qual o balanço o senhor faz dessa história de congressos na Igreja do País?

Dom Alberto - Todos os Congressos são oportunidade única para a Diocese que o organiza, como "estação" da Igreja Local, que convida todo o Brasil a participar. Preparar durante vários anos significa envolver todas as forças vivas da Igreja num grande mutirão de reflexão, oração e prática de vida de Igreja. E os resultados são muito positivos, pois cresce a vida eucarística e a participação na vida eclesial.

A12 - Qual a expectativa para o CEN 2016 em Belém?

Dom Alberto - Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.

Em 2016 será celebrado o quarto centenário da cidade de Belém e do início da Evangelização da Amazônia. Completam-se ainda os 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana. A cidade de Belém comemora seu Quarto Centenário no dia 12 de janeiro. O XVII Congresso Eucarístico Nacional é preparado como uma Estação da Igreja de Belém, para a qual são convidadas todas as Circunscrições Eclesiásticas do Brasil. Cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil.

 

"Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil".

Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico, pelo que devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas Comunidades de Igreja.

Para que possamos acolher a grande festa eucarística, decidimos fazer um caminho especial durante o ano de 2015, o ANO EUCARÍSTICO DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM de 12 de janeiro de 2015 a 12 de janeiro de 2016. Desejando que brotem rios de água viva em nossa Igreja (Cf. Jo 7, 38), para alcançar de modo especial as pessoas mais afastadas. Da Eucaristia bem celebrada e vivida brote um povo missionário, Igreja “em saída”, como nos propõe o Papa Francisco. Nosso apelo é para que a Igreja apresente o Evangelho com novo ardor, novos métodos e novas expressões. ​

Participantes:

Os participantes do CEN2016 poderão optar por Celebrações Eucarísticas, Feira Católica, Exposição Arte-Sacra, Simpósio Teológico e Workshops. Ao se inscrever para o Congresso o interessado terá direto à credencial do CEN2016, o que dará direito ao Kit do Congressista, poderá optar em participar no Simpósio e Workshop, Circulação em linhas de ônibus especiais para o congressista, hospedagem solidária ou em hotéis parceiros do CEN que oferecem descontos, desconto em passagens aéreas, entre outros. Confira as informações de inscrições.

 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...