Por Redação A12 Em Igreja

Cáritas abre congresso no Santuário Nacional

Congresso_Cáritas_ Ivan_Nogueira

Foto: Ivan Nogueira

Tem início no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira (V CNCB). O Evento começa hoje e termina no domingo, 13/11. O tema posto em reflexão é “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema “60 anos de solidariedade libertadora”. Os participantes vivenciam o encontro dos grupos, comunidades, dioceses e regionais, para discutir ações que tenham sido positivas e abrir novos caminhos exigidos pela realidade.

O evento está centrado na compreensão da “pastoralidade da Cáritas”, a temática do congresso busca fazer uma reflexão profunda sobre a dimensão da vida da Cáritas Brasileira. Além disso, pretende celebrar os 60 anos da instituição, aprofundar a missão e sistematizar reflexões.

:: Cáritas Brasileira está reunida em Aparecida para V Congresso Nacional

O presidente da Cáritas Brasileira, o arcebispo coadjutor da arquidiocese de Aracaju, dom João Costa, abriu o evento mostrando que o momento é de extrema importância pelos 60 anos da Cáritas. Ele citou palavras do Papa Francisco que dizem que a missão da Cáritas não é de um mero agente, mas uma testemunha de cristo, que procura Ele e se deixa procurar por Ele. “É uma alegria imensa estarmos reunidos. Queremos como Igreja vivenciar os pensamentos do mestre Jesus. A ação da Cáritas é a encarnação do Evangelho de Jesus Cristo no seio da Igreja, a Cáritas está no meio da Igreja como vocação para promoção da vida”, refletiu o bispo.

Fernando Zamban, da coordenação colegiada da Cáritas, explica que faz um ano que o congresso está em preparação. “Vamos refletir sobre a conjuntura eclesial que o país vive e projetar os próximos anos. A Cáritas passa por vários momentos da sua história aprimorando os trabalhos de acordo com as mudanças da sociedade. A Cáritas só tem sentindo porque ainda existem pessoas em situação de empobrecimento no país”, afirma.

Anfitrião do evento, o secretário do Regional São Paulo, João Sérgio da Silva, conta que a intenção é refletir como a Cáritas pode ter uma influencia maior para aqueles que mais precisam. “A Cáritas está junto com os pobres no semiárido, junto aos catadores, mulheres que sofrem situação de violência etc".

João de Jesus da Costa, assessor da comissão nacional de formação, completa que é um espaço de acolhida e reflexão para todos que fazem parte. “O congresso é pensado como um processo, tivemos outras etapas no espaço de base das entidades-membro e uma peregrinação da Imagem de Aparecida nos diversos territórios”, partilha

Como parte da programação a Cáritas também realiza a Feira Nacional de Saberes e Sabores da Economia Solidária, entre os dias 10 a 12/11. A abertura oficial da feira ocorrerá às 9h do dia 10/11, com a visitação das 8 às 17 horas. O acesso à feira é gratuito.

:: Aparecida (SP) receberá Feira Nacional sobre Economia Solidária

:: Cáritas Brasileira divulga marca oficial dos 60 anos

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...