Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Comissão Nacional dos Diáconos prepara assembleia eletiva e comemorativa

assembleia diaconosA Comissão Nacional dos Diáconos (CND) reunirá de 23 a 26 de abril de 2015, em Aparecida (SP), cerca de 300 diáconos permanentes de todo o Brasil para a 10ª Assembleia Geral. No evento será celebrado o cinquentenário da restauração do diaconado na Igreja pelo Concílio Vaticano II. 

A assembleia geral realizada a cada quatro anos tem como principais encaminhamentos, a discussão de temas de interesse do diaconado no Brasil, a aprovação de linhas de ações, cronogramas, programas e propostas para a caminhada do diaconado no próximo quatriênio, bem como a eleição de uma nova diretoria. 

De acordo com o diácono José Carlos Pascoal, da assessoria de comunicação da CND, a assembleia é um momento especial de encontro e também de fortalecimento da colegialidade dos diáconos. "A Assembleia é momento de congraçamento diaconal que se repete a cada quatro anos. Tem importância pela troca de experiências, pois reúne diáconos e esposas de todas as regiões do País". Segundo Pascal, a assembleia oferece ainda um panorama geral da presença dos diáconos permanentes no país e de sua atuação. "A Assembleia é momento também para que a CND conheça não só em números, mas onde e como estão atuando os diáconos permanentes. Saber dos frutos e das dificuldades do ministério diaconal, da família e da comunidade do diácono", destacou. 

A última assembleia geral ocorreu em 2011, em Itaicí, Indaiatuba (SP), e elegeu o diácono Zeno Konzen, do Rio Grande do Sul como presidente da Comissão. O diácono é candidato à reeleição. 

Programação

A assembleia será realizada no Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP), localizado no Seminário Santo Afonso. As atividades começam na sexta-feira, 24, com missa solene às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida, comemorativa aos 50 anos de restauração do diaconado permanente, concelebrada pelos bispos participantes da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

No período da tarde o encontro continua no Seminário Santo Afonso, com a exposição de relato da memória histórica do diaconado no Brasil, que terá participação do padre Valter Goedert, de Santa Catarina, uma das pessoas que lutaram para a restauração do diaconado no Brasil e um dos primeiros formadores, o bispo emérito de Catanduva, dom Antonio Celso de Queirós e diversos diáconos.

No sábado, dia 25, a primeira palestra formativa será desenvolvida pelo diácono Júlio Bendinelli, integrante da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP) da CND, com o tema “Desafios e Perspectivas Ministeriais”. Ainda na parte da manhã, participam de uma mesa redonda, dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo auxiliar de São Luis (MA) e assessor da CND. No período da tarde, será realizado o processo eleitoral em vista da nova diretoria da Comissão, com apresentação dos relatórios e prestação de contas.

No domingo, 26, será celebrada a missa de encerramento no Seminário Santo Afonso, com a posse da nova diretoria. 

diaconos

Restauração do Diaconado Permanente

Em 2015, a Igreja recorda os 50 anos da restauração do Diaconado Permanente. A data lembra que o ministério mesmo existindo desde os primórdios da Igreja, foi deixado de lado, existindo apenas o diaconado transitório. Foi o Concílio Vaticano II que trouxe novamente a relevância desse serviço para a Igreja. Hoje, no Brasil, existem mais de três mil diáconos permanentes que colaboram com a Igreja especialmente no serviço da Palavra de Deus, no serviço da Caridade e no serviço da Liturgia.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...