Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Valquíria Vieira Em Igreja

Em abril, acontecimentos movimentaram Aparecida, o Brasil e o Mundo

Durante o mês de abril de 2013, diversos acontecimentos movimentaram Aparecida, o Brasil e o Mundo.

No Brasil, logo no início do mês, a nova lei das domésticas começou a marcar uma nova fase da relação entre empregadas e empregadores.

A nova lei das domésticas entrou em vigor no dia 3 de abril de 2013, após a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ter sido promulgada, no dia 02, pelo Congresso Nacional.

Alguns direitos, como jornada máxima de 44 horas semanais - ou 8 horas diárias de trabalho- e o pagamento de hora extra, passaram a valer a partir de abril.

Em meados de abril, um fato violento foi notícia em todo o mundo. Um atentado com ao menos duas bombas caseiras matou três pessoas e feriu outras 134 – seis delas em estado grave – no dia 15, durante a Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo.

O FBI considerou as explosões como ‘ataques terroristas’ e tornou internacional a investigação do caso.

Em Aparecida (SP), o mês de abril foi muito movimentado, começando pela presença dos bispos de todo o Brasil que se reuniram no Centro de Eventos do Santuário Nacional para a 51ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

 

Foto de: A12

51ª Assembleia Geral da CNBB reuniu 360 bispos em Aparecida (SP)

Com a proposta de debater o conceito de paróquia, a partir da definição ‘comunidade de comunidades’, a assembleia com a participação de cerca de 360 religiosos começou no dia 10 de abril. A reunião de bispos foi aberta pelo presidente da CNBB, o Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis.

Além do tema central, outros assuntos foram abordados pelos bispos durante a assembleia, entre eles reforma agrária, vida e família, renovação da fé, bispos eméritos, comunicação, povos indígenas e JMJ.

O encerramento da assembleia ocorreu em 19 de abril. Os bispos receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, que permaneceram no Santuário Nacional para a realização do Hallel Aparecida.

 

"Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão"

Para Dom Damasceno, a Assembleia terminou com um saldo positivo.

“Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão. O resultado desse nosso empenho foi o melhor possível. Encerramos o encontro com um saldo excelente”, ponderou.

Com o encerramento da Assembleia Geral o Santuário Nacional iniciou um grande evento de música e evangelização, o Hallel Aparecida Internacional, que reuniu diversas atrações musicais e palestrantes atraindo muitos jovens para a 1ª edição do evento.

Iniciado em 19 de abril, o Hallel Aparecida Internacional aconteceu em preparação à JMJ com diversas atrações musicais como Rosa de Saron, Adriana Arydes, Dunga, Tony Allysson, Banda Myron, Expresso HG, Anjos de Resgate, Martin valverde, Ceremonya, Vida reluz e muitos outros.

Além das atrações musicais, os módulos Sim à Vida, Bote Fé, Missão e Vocação, Maria, PHN e Capela trouxeram reflexões e orações aos participantes do Hallel Aparecida.

O encerramento do Hallel, no dia 21 de abril, contou com a entrega dos símbolos da JMJ à diocese de Barra do Piraí (RJ), primeira diocese do Estado do Rio a receber os símbolos antes da realização da Jornada.

O Hallel Aparecida já tem data marcada para os dias 16,17 e 18 e maio de 2014. Segundo Irmão Viveiros, Missionário Redentorista e prefeito de Igreja do Santuário Nacional, a experiência do primeiro ajudará a definir as atrações e organização para o ano que vem.

 

"Ano que vem precisaremos colocar a capela de Adoração no coração do Hallel"

“Nós Missionários Redentoristas gostaríamos de orientar os temas, para que seja numa ótica a partir da nossa espiritualidade e missão. Se possível, em relação à definição de temas, de pregadores e reflexões, nós gostaríamos de sugerir. Além disso, percebemos com o primeiro Hallel, que o módulo Capela, que ficou no subsolo do Santuário, ficou descolado e de difícil localização. Isso mostra que no ano que vem precisaremos colocar a capela de Adoração no coração do Hallel”, contou.

O Hallel Aparecida contou com a cobertura completa e especial do Canal Jovens de Maria.

Enquanto esses dois grandes eventos agitavam Aparecida, no Brasil outro acontecimento também chamou a atenção de todos. Voltava aos noticiários, 20 anos depois, o caso do massacre do Carandiru.

Marcando o mês de abril de 2013, o Brasil iniciava o julgamento do Massacre do Carandiru, que no dia 22 de abril condenou 23 dos 26 policiais acusados da morte de 15 detentos no segundo pavimento da Casa de Detenção de São Paulo, em outubro de 1992.

Confira os fatos que marcaram o ano de 2013:

 2013: um ano ímpar na história da Igreja Católica

Com dia e hora marcada: a renúncia de Bento XVI

Papa Francisco: um papa latino-americano para a Igreja Católica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...