Por Redação A12 Em Igreja

Material Gratuito: Escolas podem trabalhar tema da Campanha da Fraternidade com alunos

A Campanha da Fraternidade (CF) de 2017 está a todo vapor com o tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e diversidade da vida" e o lema "cultivar e guardar a criação”. Neste tempo toda a sociedade é convidada a participar e tomar iniciativas que promovam cada vez mais a reflexão em torno do tema. É o que faz o grupo SM que prepara há três anos, um material especial para que o tema da CF seja trabalhado nas escolas com alunos do ensino fundamental e médio.

Todo o material é disponibilizado gratuitamente para download e traz planos de aula baseados no tema. “A intenção é auxiliar o professor das escolas confessionais a trabalhar o assunto em sala de aula”, explica a gerente de relacionamento Janaina Paim.

Trata-se de um caderno de atividades com sequência didática para os anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O professor poderá escolher e adaptar conforme os diferentes contextos e as realidades escolares, bem como inovar a partir da sua experiência. O melhor de tudo é que usuários do Facebook podem baixar de forma gratuita, acessando: https://www.facebook.com/escolascatolicassm

material sm, campanha da fraternidade

Para Janaina os subsídios têm como ponto forte a abordagem do tema da CF 2017 à luz da encíclica 'Laudato Si', visíveis nas propostas pedagógicas que, além de tratar diretamente dos biomas brasileiros, busca trabalhar na criança e no adolescente, as dimensões da ecologia integral (ecologia cultural, ecologia da vida cotidiana, ecologia humana, ecologia ambiental, ecologia econômica e ecologia social). “As propostas visam o conhecimento da realidade de nossos Biomas Brasileiros, mas sobretudo visam uma integração coletiva, apontando para a cultura do Bem Viver. E deste modo potencializar em cada um e cada uma a dimensão da defesa da vida”, aborda.

Outro ponto interessante é que o material foi elaborado com uma proposta própria que valoriza a tradição metodológica da CF, baseada no “ver, julgar e agir” e se aproxima da mensagem atual da Laudato Si. Por isso é desenvolvido em três etapas: admirar, descobrir e integrar.

Admirar

biomas brasileiros_foto: shutterstock

Fotos: Shutterstock

O objetivo é fazer o estudante admirar os biomas – aproximá-lo, no tempo e espaço, levando-o a uma observação cuidadosa. A mensagem é: "Os biomas são bem sagrados!"

Descobrir

biomas brasileiros_foto: shutterstock

Nesta etapa o aluno é convidado a conhecer os biomas e suas histórias, riquezas, culturas, personagens e curiosidades, percebendo as causas e os efeitos de sua devastação, assim como os perigos que dela podem advir e os desafios a enfrentar em sua defesa. A mensagem da etapa é: "Nos biomas vivem pessoas!". Esta etapa valoriza um dos elementos de destaque da CF 2017: A Biodiversidade e Sociodiversidade.

Integrar

biomas brasileiros_foto: shutterstock

Na terceira etapa o objetivo é convidar o estudante a perceber as causas e os efeitos de sua devastação, assim como os perigos que dela podem advir e os desafios a enfrentar em sua defesa. A mensagem da etapa perpassa pelo cuidar e guardar dos biomas, e busca aproximar o estudante da compreensão de que "Nós somos Biomas!"

 :: Bem-Vindo Romeiro | Tema da CF 2017 é inspiração para professores e educadores

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...