Por Polyana Gonzaga Em Brasil

Saúde na melhor idade: Cuidados com a alimentação

Uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis são recomendações para qualquer idade, porém os idosos devem redobrar a atenção com a dieta.

Nesta reportagem, a nutricionista, Drª Vanderlí Marchiori ressalta a importância da alimentação saudável e balanceada, e ainda alerta para sobrepeso, altas taxas de colesterol e triglicérides. Confira.

alimentacao idosos

A12.com - De forma geral, quais os cuidados especiais são necessários com a alimentação do idoso?

Drª Vanderlí Marchiori - Garantir uma excelente hidratação rica em frutas, verduras e legumes. Eles podem estar apresentados na forma de sucos, vitaminas, sopas ou purês. A terceira idade pode ter falhas na dentição e mastigação. Por isso, é importante que os alimentos sejam mais pastosos. 

A12.com - A automedicação contra desconfortos estomacais é prejudicial para a saúde do idoso? Por quê?

 

Cuidados: garantir excelente hidratação rica em frutas, verduras e legumes.

Drª Vanderlí Marchiori - Sim, pode ser prejudicial à saúde do idoso porque, muitas vezes, ele não sabe exatamente o que está acontecendo. Portanto, é mais seguro que ele faça uso de plantas medicinais no seu tratamento básico.

Usar plantas é extremamente eficaz e mais seguro em qualquer momento. Ervas como boldo e ruibarbo são muito úteis, por exemplo, para tratar as disfunções ocasionadas pelo envelhecimento dos nossos órgãos internos. 

Há no mercado alguns medicamentos que não exigem prescrição médica e que não muito eficazes. Porém, se o mesmo problema é recorrente é bom procurar um médico para realizar seu acompanhamento e diagnostico. 

Foto de: Divulgação

alimentacao idosos

O que não pode faltar na mesa de um idoso:
saladas, legumes no vapor, frutas e sucos.

A12.com - Quais são os alimentos mais indicados para os idosos?

Drª Vanderlí Marchiori - Os alimentos mais indicados para idosos são aqueles fontes de vitamina e minerais como frutas, verduras e legumes. Isso deve ser a base. Também devemos complementar com uma quantidade media de proteínas como ovos, frangos e peixes que são de mais fácil digestão!

A12.com - Que nutrientes são indispensáveis para manter um idoso saudável?

Drª Vanderlí Marchiori - Proteínas, vitaminas do Complexo B e Carboidratos de baixo índice glicêmico, como macarrão e batatas doces ou mandiocas. 

A12.com - Há nutrientes capazes de retardar o envelhecimento das células, tanto os neurônios quanto as células da pele, por exemplo?

Drª Vanderlí Marchiori - Sem dúvida! Todas as vitaminas e minerais, além do colágeno que é uma ótima proteína para manter o viço da pele.

A12.com - O que não pode faltar na mesa de um idoso?

Drª Vanderlí Marchiori - O que não pode faltar na mesa de um idoso: saladas, legumes no vapor, muitas frutas, sucos e vitaminas de frutas!

A12.com - O sobrepeso em idosos é grave?

Drª Vanderlí Marchiori - Com certeza é sim! O sobrepeso predispõe a doenças como diabetes, hipertensão e má absorção de nutrientes. Daí a importância da melhora da digestão. 

A12.com - Como evitar elevar as taxas de colesterol, triglicérides, açúcar, etc.? 

Drª Vanderlí Marchiori - O primeiro passo é reduzir o consumo de doces e sobremesas. Além disso, outro ponto que deve ser evitado ou até melhor que seja excluído é o consumo de frituras.

O idoso também precisa estar atendo ao consumo de fibras e na variedade de alimentos. Quanto mais variado o prato em porções adequadas, melhor é o gerenciamento do peso e das taxas sanguíneas de colesterol e glicose.

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...