Jornal Regional

Inmet emite alerta de nível laranja sobre onda de calor no Brasil

As temperaturas elevadas podem atingir recordes históricos também no Vale do Paraíba

Escrito por Thalita Miranda

19 SET 2023 - 11H00 (Atualizada em 19 SET 2023 - 11H18)

MetSul/Reprodução

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu na última segunda-feira (18) um alerta de nível laranja para a onda de calor que deve atingir o Brasil até o dia 22 de setembro, sexta-feira.

A principal responsável pela onda de calor extremo é uma bolha de ar quente que atua entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, elevando as temperaturas acima de 40°C em 15 estados do país, entre eles São Paulo. Há também previsão de baixos índices de umidade relativa do ar.

Leia MaisSol: amigo ou vilão?O Cínico Geral Milton Peres apontou alguns caminhos para enfrentar e conviver com esse calor junto com a baixíssima umidade relativa do ar.

“A principal dica é tomar bastante líquido. Tem que tomar acima de 2 litros de água por dia, água de coco ou água comum. Evitar o sol após às 10h até às 16h, passar protetor solar, principalmente quem trabalha na zona rural, usar um chapéu para evitar queimaduras e até câncer de pele.”

Em relação à alimentação, o Doutor destacou a importância de uma alimentação leve e o consumo baixo de comidas pesadas e bebidas alcoólicas.

“A refeição deve ser leve. Coma bastante frutas, verduras, legumes e saladas. O tradicional arroz com feijão e uma carne leve, grelhada ou assada. Uma alimentação mais leve possível, para que ela tenha uma digestão muito boa, melhorando o seu organismo.”

Onda de Calor 

As ondas de calor são provocadas quando um sistema de alta pressão atmosférica se instala em uma determinada região e impede a circulação de uma massa de ar quente, que fica ali, parada.

O ar aprisionado, porém, continua sendo aquecido, o que provoca o aumento anormal das temperaturas nas áreas afetadas. No meio urbano, as temperaturas são ainda maiores.


.:: Em 2014 o JR também noticiou uma forte onda de calor, superada pela deste ano de 2023. Relembre no áudio abaixo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thalita Miranda, em Jornal Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...