Notícias

10 milhões de brasileiros deixaram pobreza em 2022

Escrito por Rádio Aparecida

29 MAI 2023 - 12H05 (Atualizada em 29 MAI 2023 - 15H58)

Tinnakorn jorruang/Shutterstock

Levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves, o órgão ligado a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, aponta que mais de 10 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza no país em 2022. Para o cálculo das taxas foram consideradas as linhas de pobreza e de extrema pobreza estabelecidas pelo Banco Mundial.

Pablo Lira, diretor-presidente do Instituto e Doutor em Geografia afirma que, em nível geral, em 2021 a taxa de pobreza estava em 38,2% e caiu para 33% no ano passado. “2021 foi o ano com a mais elevada taxa de pobreza do Brasil na última década, porém o número de pobres no Brasil ainda é elevado, chegando a mais de 70 milhões de indivíduos”, ressalta.

Extrema pobreza no Brasil

A pesquisa mostra ainda que o número de brasileiros vivendo na extrema pobreza também diminuiu, recuando de 20 milhões em 2021 para 13,7 milhões em 2022, reduzindo em torno de 6,3 milhões de pessoas. Segundo Lira, o estudo aponta dois fatores por detrás da queda da pobreza em 2022, entre eles o pagamento de do Auxílio Brasil no ano vigente.

Melhoria no mercado de trabalho

De forma nacional, foi observada uma melhoria nos indicadores de mercado de trabalho. “O Brasil vem reduzindo as taxas de desemprego e conseguindo alcançar saldos positivos, então a geração de emprego também foi outro fator que contribuiu para aumentar a renda desses trabalhadores gerando oportunidades para as pessoas saírem da linha de pobreza e extrema pobreza”.

Apesar dos números de 2022 terem melhorado, ainda assim, a maioria da população de nove estados – Maranhão, Amazonas, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Acre, Bahia e Piauí - segue na pobreza, ou seja, vivem com uma renda mensal de até R$ 665,02.

Você vai conferir no Notícias em 30

- Integrantes da CPI do MST viajam a Presidente Prudente, no interior de São Paulo, para se reunir com Polícia e visitar área rural.

- Supremo Tribunal Federal mantém decreto de Fernando Henrique Cardoso que permite demissão sem justa causa.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...