Notícias

120 anos da alegria de Lamartine Babo

Escrito por Rádio Aparecida

06 JAN 2024 - 18H00

Montagem Maria Alice Campos/A12

O Nosso Palco homenageia e celebra os 120 anos de Lamartine Babo, um dos maiores compositores da música brasileira, autor de clássicos como Cantoras do Rádio, Linda Morena e No Rancho Fundo.

Nascido no Rio de Janeiro, em 10 de janeiro de 1904, Lamartine cresceu em um ambiente familiar extremamente musical, sua mãe e irmãs tocavam piano, e sua casa era frequentada por músicos como Ernesto Nazareth e Catulo da Paixão.

Dono de um talento natural, aos 11 anos criou suas primeiras composições. Aos 20, sua simpatia e facilidade para fazer piadas o levou à Revista Dom Quixote, especializada sátiras e críticas aos costumes da época. Já inserido no cenário boêmio carioca, começou a compor para vários blocos carnavalescos, onde tornou-se cada vez mais conhecido por suas marchinhas de carnaval, em que predominavam o bom-humor e a irreverência, mas também abordava o outro extremo, em composições de forte carga lírica e sentimental.

Seus grandes parceiros foram Noel Rosa, Ary Barroso, Alcyr Pires Vermelho, Assis Valente, Nássara e muitos outros. Suas criações foram gravadas por nomes como Francisco Alves, Aracy de Almeida, Carlos Galhardo, Mário Reis e Orlando Silva.

Admirado e homenageado pelas novas e antigas gerações, é considerado um dos mais importantes nomes da música brasileira em todos os tempos.



:: Nosso Palco tem podcasts sobre música para você ouvir!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...