Notícias

"40 dias com Jesus no Deserto": um caminho de transformação em Cristo

Escrito por Beatriz Nery

23 FEV 2023 - 10H31 (Atualizada em 21 MAR 2023 - 17H25)

Jesus nos mostra o caminho da oração, penitência e jejum ao se recolher 40 dias no deserto em um período de provação. Lá, foi tentado três vezes pelo demônio.

Em semelhança à Ele, busquemos também nós a renovação, a perseverança e a transformação de nossa fé neste conteúdo da Rádio Aparecida, com 40 ações de Jesus ao longo de sua vida, que nos inspiram, dia após dia, a seguir seus passos na Quaresma.

Oremos: 

Leia MaisComece o jejum quaresmal com esta oração de Santo AfonsoContemple as 7 dores de Nossa Senhora segundo Santo Afonso1º dia: Obediência

"Senhor, somos fracos e desobedientes por natureza. Pedimos que por Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus, ajude-nos a sermos obedientes e a renunciarmos toda rebeldia e, que pelo seu poder, sejamos como Jesus: sempre obedientes à vontade do Pai. Amém".

2º dia: Renúncia

"Senhor, como somos fracos, não sabemos renunciar, ao contrário, queremos sempre o melhor para nós e abrir mão dos nossos sonhos, projetos e desejos é muito difícil. Ajuda-nos a renunciar, sem deixar de sonhar e buscar o melhor, mas sempre abertos ao melhor que Tu tens para nós. Amém."

3° Dia: Confiança

“Senhor, as vezes que deixamos de confiar em Ti foram as que mais deixamos de experimentar as Tuas maravilhas. Ajuda-nos a deixar pra trás nossa desconfiança e insegurança a respeito de ti, ajuda-nos a superar e curar vezes em que tivemos nossa confiança ferida por pessoas que passaram na nossa história e agora temos dificuldade em confiar em Ti, queremos ser direcionadas por ti, mas primeiro queremos aprender e precisamos aprender a confiar. Amém”.

4° Dia: Propósito

“Senhor, bendito seja por ter sido fiel ao propósito de cumprir fielmente Sua missão. Quantas vezes caminhamos vazios, rezando por rezar, indo à missa por ir, lendo a Palavra só por ler... Quantas vezes caminhamos vazios, sem propósitos de mudar, de ser melhor, de viver e fazer algo novo para ti. Ajuda-nos a retomar os propósitos de uma vida de Santidade de intimidade contigo, ajuda-nos a retomar nossos objetivos de uma luta diária contra o Mal para estar na Sua presença e a termos um propósito na vida, uma missão a viver e a fazer para que nossa existência tenha sentido. Amém.”

5° Dia: Enfrentar

“Senhor, somos muitas vezes cheios de medos e de inseguranças, isto nos faz vacilar diante dos desafios das lutas. Ajuda-nos a enfrentar, a acreditar e lutar. Capacita-nos com Teu Espírito Santo a compreender quando Tu estás nos levando ao deserto para sermos fortalecidos, ajuda-nos em nossas lutas e abençoa-nos. Amém.”

6° Dia: Relembrar

“Senhor, uma das áreas que o mal tende a nos enfraquecer é na nossa mente e nas nossas lembranças, renunciamos as lembranças e recordações negativas, culposas, traumáticas e impuras. Pedimos a ação do teu Espírito Santo em todo o nosso ser e de modo especial em nossa mente. Consagramos todo nosso pensar a ti e pedimos a graça de hoje e todos os dias vir à tona em nossas recordações Tudo o que vem de Ti, ajuda-nos Senhor nós vos pedimos para Glória do Seu Santo nome. Amém.”

7° Dia: Abandono

“Senhor, eis-me aqui! Quero me abandonar em ti, me entregar a ti por completo sem medo sem reservas sem receios. Eu me lanço em teus braços de Pai. Conduza-me, direciona-me. Amém”

8° Dia: Humildade

“Senhor, um dos nossos maiores pecados é o orgulho, exatamente o oposto da humildade. Ensina-nos a sermos humildes, ajuda-nos a ver nossa verdade e combater o Mal em nós. Abre nossos olhos para nossa verdade e sempre que acharmos que estamos bem o suficiente, que já somos bons o bastante, derruba-nos para não nos enchermos de orgulho e vaidade e passarmos a viver de uma maneira onde não seremos nada para que tu sejas tudo em nós. Amém.”

9° Dia: Gratidão

“Senhor, não sei o porquê de tudo isso, mas sei que o Senhor sabe, e confio em sua bondade, creio na Palavra que diz "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”. Creio que por mais difícil que esteja sendo tu hás de tirar um bem maior, por isto eu agradeço, porque meus olhos não vêm, mas meu coração crê no melhor que o Senhor tem para mim. Mesmo neste deserto, nesta dificuldade, nesta dor eu agradeço, não pelo que está acontecendo, mas porque sei que tudo isso o Senhor irá reverter para meu bem, meu crescimento, meu fortalecimento minha total dependência de Ti. Agradeço, Senhor mesmo sem entender, agradeço por tudo, ajuda -me a ser sempre grato e não pecar através do murmurar e reclamar. Amém.”

10° Dia: Intimidade

“Senhor, a cada dia que passa percebo o quanto preciso de Ti, não somente do que tu és capaz de fazer, mas do acima de tudo do que tu és. Quero estar na Tua presença sempre e não desejar nada em troca, quero colocar em Teu Coração meus anseios, minhas dores, minhas alegrias, meus medos e sentir o Teu Amor por mim. Quero viver em intimidade contigo, Senhor e viver na tua presença. Amém.”

11° Dia: Medo

“Jesus, um dia o Senhor sentiu medo, e bem sabes como é difícil. Ajuda-me a enfrentar esta emoção que tem tentado me dominar, ajuda-me e liberta-me dos medos infundados e que tendem a me escravizar. Diante do sofrimento do deserto, me dê sua força para que o medo não me atormente e me cause mais dor e sofrimento, mas fica comigo e me enche de tua força e coragem. Amém.”

12° Dia: Paciência

“Vinde Espírito Santo, eu preciso de ti. Eu desejo a tua presença, eu permito teu agir em mim. Muitas vezes sou inquieto, tenho e ajo com impaciência, mas sei que o Senhor é capaz de me moldar, de me transformar. Eu te peço: age em mim, eis- me aqui. Enche-me Espirito Santo, e dai-me o que preciso, a paciência para suportar o tempo de deserto. Amém.”

13° Dia: Jejum

“Senhor, quantas vezes não conseguimos abrir mão de um alimento ou de uma refeição, simplesmente por não nos esforçar o bastante. Temos, às vezes, preguiça de nos esforçar mais, de renunciar mais, sendo que tu, Jesus, fizeste tanto por nós. Ajuda-nos a sermos fiéis nos propósitos de lutar contra nossa própria vontade, ajudai-nos a sermos fiéis nos propósitos de Jejum e Abstinência que temos feito. Isto não nos tornará melhores ou mais santos, Senhor, mas sei que nos ajudará a dominar nossas paixões, nos ajudará a combater os impulsos e isto somado à vossa graça, teremos como ser mais e mais fortalecidos em ti... Jesus, nós vos pedimos, nos ajude e nos orientes. Amém.”

14° Dia: Silêncio

“Senhor, tenho dificuldade de silenciar, minha mente me leva para longe da tua presença e ouço muito mais as vozes externas e internas do que sua voz. Ajuda-me a silenciar, ajuda-me a entender o que tu queres. dai-me quietude, pois só assim terei como te ouvir e assim seguro seguir a tua voz. Amém.”

15° Dia: Fidelidade

“Senhor, como é difícil para nós sermos fiéis, pois ao menor sinal de dificuldade já queremos desistir, ou mudar. Assim como fostes fiel no deserto, ajuda-nos também a sermos fiéis, irmos até o fim e dar testemunho de nossa fé em ti. Faz- me fiel Senhor Jesus pelo teu poder e teu Espírito Santo. Amém.”

16° Dia: Alegria

“Jesus, eu estou aqui e quero viver nesta alegria que vem do teu Espírito Santo. Ajuda-me a entender e a experimentar esta alegria, dissipa todo sinal de tristeza, melancolia ou abatimento que possa estar em meu coração, e enche-me de tua alegria. Amém.”

17° dia: Temperança

“Jesus, quantas vezes agimos sem equilíbrio, nos deixando conduzir pelas emoções, ora eufóricos, ora abatidos e desesperados. Ajuda-nos no equilíbrio para que não façamos ou venhamos a decidir e dar passos no caminho errado. Amém.”

18° dia: Vigilância

“Senhor, muitas vezes eu me deixo relaxar na vigilância e o comodismo e a preguiça me fazem abrir a guarda. Ajuda-me Senhor a permanecer vigilante, a estar atento, não confiar em minha força, mas depender de ti e me esquivar das setas do mal. Eu quero fazer o discernimento do bem do mal. Quero viver tua Palavra e por ela ser fortalecido. Quero ser obediente e permanecer atento à sua voz que diz: “Orai e vigiai”. Amém”.

19° dia: Paz

“Senhor, quantas vezes pedi a paz, mas no desejo de não ter problemas, sem imaginar que preciso estar em paz e ter o coração em paz mesmo se estiver vivendo algum conflito, o que me basta é que eu tenha unicamente o coração ligado ao teu. Enche-me do teu Espírito, enche-me de tua graça e dai-me de tua paz, que eu não seja abalado por qualquer coisa, mas permaneça em paz mesmo diante das situações mais difíceis, pois quem estará agindo em mim não será meus medos, raivas ou inseguranças, mas será teu Espírito Santo. Amém”.

20° dia: Espera

“Senhor, quantas vezes nos queixamos em esperar, quantas vezes cansamos de esperar e desobedecemos, nos antecipamos e não vemos os teus planos acontecer. Somos humanos, por isto pecamos em não esperar ou esperamos, mas sem permanecer em ti. Ajuda-nos Senhor, ajuda-nos a esperar em obediência, confiança e assim alcançar os méritos da espera. Mesmo sem saber o que virá, nós queremos aprender a esperar em ti. Amém”.

21° dia: Recomeçar

“Senhor, não queremos desistir. Ajude-nos a rever nossos sonhos, propósitos e a recomeçar. Não queremos parar no deserto, mas vamos ficando sem forças e precisamos de sua ajuda para recomeçar. Que nosso coração esteja aberto para recomeçar quantas vezes for necessário e que em cada recomeço tu possas vir em nosso auxílio e nos fortalecer. Amém”.

22° dia: Suportar

"Senhor, tu suportaste os maiores pesos por amor a nós. Nada do que vivo ou passo se iguala ao seu sofrimento no deserto e no Calvário. Perdoa-me pelas vezes que acho que tenho carregado uma Cruz pesada demais, me esquecendo de agradecer porque tu carregaste a minha verdadeira cruz em meu lugar. Senhor, ajuda-me a entender que é necessário suportar certos momentos, não para minha derrota, mas para minha conversão e salvação. Ajuda-me a entender que nesta travessia do deserto suportar me ajudará a dar valor a tudo, principalmente a dar valor a tudo o que tu fizeste por mim. Ajuda-me a suportar as dores e fazer delas um alicerce para uma vida nova. Amém.

23° dia: Escuta

"Senhor, muitas vezes me comportei como ovelha sem pastor, sem interesse em ouvir sua voz e obedecer a sua Palavra. Por muito tempo quis fazer as coisas do meu jeito e escutar só os meus desejos e impulsos. Não quero mais ser assim... eu me coloco debaixo de seus cuidados, eu quero e preciso ouvir a sua voz. Escutar o que o Senhor me diz em todos os momentos e principalmente agora em que preciso tanto de ti. Quero te escutar Senhor, fala comigo, quero seguir sua voz. Senhor, fala ao meu coração, me direciona, me conduz, me oriente. Amém."

24° dia: Força

"Senhor, quando me reconheço fraco percebo que tua força age em mim, mas quando me acho forte e capaz, o orgulho toma conta de mim e fico fraco diante das minhas misérias. Seja minha força, Senhor, e age em mim em todos os momentos. Ajuda-me a enfrentar as situações difíceis, as situações de medo, as incertezas, e ajuda-me a resistir ao mal, resistir ao pecado e à tentação. Sede minha força, sede, meu auxílio, Senhor!"

25° dia: Oferta

"Senhor, tens tudo e nada do que posso te ofertar é suficiente, pois tudo que tenho recebi de ti, mas agora quero te oferecer algo que só eu posso te dar... Minha adoração. Te adoro, Senhor, de todo meu coração, de toda minha alma, te adoro Senhor. Tu es bendito, receba minha adoração como uma oferta a vós. Receba também meu coração arrependido de meus pecados, receba meu pedido de perdão e a súplica pela vossa misericórdia. Receba minha oferta de coração e que lhe seja agradável, pois oferto de coração sincero. Amém."

:: Reze conosco!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...