Notícias

Agosto Dourado: Mês dedicado ao incentivo à amamentação

Escrito por Rádio Aparecida

27 AGO 2018 - 09H33 (Atualizada em 01 AGO 2022 - 15H13)

shutterstock

A Campanha Agosto Dourado faz um alerta sobre a importância do aleitamento materno. A ginecologista e obstetra Fabíola Mayela esteve nos estúdios da Rádio Aparecida comemorando a data e alertando as futuras mamães da necessidade de amamentar seus filhos com leite materno:

Ouça, também, entrevista com a gerente do Banco de Leite Humano do Brasil, Daniele Aparecida da Silva e a enfermeira pediátrica Maíra Domingues, que falam sobre o alimento mais precioso do recém-nascido.

Ouça as entrevistas na íntegra:

Qual o principal objetivo do Agosto Dourado?

Agosto Dourado celebra junto às famílias e junto à sociedade a importância do aleitamento materno. Queremos chamar a atenção para a valorização da amamentação exclusiva por seis meses e continuada até os dois anos e meio ou mais, como preconizam a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

O leite materno é o único alimento que tem os nutrientes exatos para suprir as necessidades de um bebê, seja ele nascido de nove meses ou prematuro. É o único alimento que traz fatores de proteção para o bebê.

E para a mãe, quais os benefícios de amamentar?

O maior benefício é a involução uterina mais rápida, ou seja, os hormônios da amamentação atuam de maneira mais eficaz para fazer com que o útero e abdômen voltem ao tamanho normal. Outra vantagem é a diminuição da incidência do câncer de mama. A mãe que amamenta tem muito menos chances de desenvolver a doença.

:: Pastoral da Criança ressalta a importância do aleitamento materno

Como funciona a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e quem pode doar leite materno?

Shutterstock
Shutterstock

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do seu bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano. A doadora deve ser saudável e não fazer uso de medicamentos que impeçam a doação.

A RBLH é uma rede é de apoio à amamentação e a mulher que esteja sentindo algum incomodo ou dúvida sobre amamentação pode buscar a rede de bancos de leite. Uma equipe multidisciplinar está preparada para apoiá-la, e lá ela irá encontrar enfermeiros, pediatras, nutricionistas e psicólogos para ajudar nesse processo de amamentação.

A doação do leite materno é direcionada para bebês prematuros, recém-nascidos de baixo peso e internados em UTI's neonatais.

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH)

☎  0800 026 88 77

rblh.fiocruz.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...