Leia Mais10 principais dicas para preservar o meio ambiente Por que respirar ar puro é importante para a saúde?Plante árvores e melhore o ar de sua cidade!
A agricultura familiar é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país, assim como seus estados e municípios, tanto na geração de renda das famílias envolvidas como na produção de alimentos e na redução do êxodo rural.
Segundo levantamento do portal do Governo do Brasil, caso somasse apenas o faturamento anual da agricultura familiar, o Brasil chegaria ao 8ª lugar no top 10 de países que faturam com produção de alimentos: são mais de US$ 55 bilhões arrecadados anualmente.
Base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, a importância da agricultura familiar se dá devido às diversas funções que vêm ganhando força, sobretudo considerando os debates embasados no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentar.
Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista, fala no quadro “Ecologia: Cuidando da Casa Comum”, tratando sobre a demanda de alimentos orgânicos, que são produzidos por esse tipo de agricultura:
Produtos orgânicos e a agricultura familiar
Ouça o podcast ou, se preferir, leia:
Agricultura Familiar é de extrema importância para o nosso desenvolvimento econômico, assim como seus estados e municípios tanto na geração de renda das famílias envolvidas, como na produção de alimentos e na redução do êxodo rural, além do favorecimento de emprego de práticas produtivas ecologicamente equilibradas, com a diversificação do cultivo e a diminuição da utilização de insumos industriais.
Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista, destaca a importância da agricultura familiar devido às diversas discussões que vem ganhando força, sobretudo considerando os debates embasados no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentar.
Tendo em vista a importância do desenvolvimento sustentável e de um mercado com os consumidores diferenciados com forte preocupação ambiental, interessados em produtos mais saudáveis, isso torna um estímulo da produção de alimentos orgânicos em grande parte dos produtores familiares.
A demanda por produtos orgânicos têm crescido em torno de 30% ao ano, sendo que a estimativa para o caso do Brasil seja de 90% proveniente da dos produtores familiares.
Livre de agrotóxicos
Um dos valores mais fortes dos agricultores familiares é a produção de alimentos orgânicos, cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos ou fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos para nosso organismo e sendo seguros para saúde.
A agricultura orgânica é mais sustentável, pois respeita o solo, respeita a água, a fauna, a flora e não afeta o meio ambiente.
Então, prefira alimentos orgânicos!
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e valorize a agricultura familiar!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.