Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 14 MAI 2020 - 10H55

Agricultura familiar fatura mais de US$ 55 bilhões e movimenta mercado orgânico



Leia Mais10 principais dicas para preservar o meio ambiente Por que respirar ar puro é importante para a saúde?Plante árvores e melhore o ar de sua cidade!
A agricultura familiar é de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país, assim como seus estados e municípios, tanto na geração de renda das famílias envolvidas como na produção de alimentos e na redução do êxodo rural.

Segundo levantamento do portal do Governo do Brasil, caso somasse apenas o faturamento anual da agricultura familiar, o Brasil chegaria ao 8ª lugar no top 10 de países que faturam com produção de alimentos: são mais de US$ 55 bilhões arrecadados anualmente.

Base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, a importância da agricultura familiar se dá devido às diversas funções que vêm ganhando força, sobretudo considerando os debates embasados no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentar.

Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista, fala no quadro “Ecologia: Cuidando da Casa Comum”, tratando sobre a demanda de alimentos orgânicos, que são produzidos por esse tipo de agricultura:


Produtos orgânicos e a agricultura familiar

Shutterstock
Shutterstock


Ouça o podcast ou, se preferir, leia:

Agricultura Familiar é de extrema importância para o nosso desenvolvimento econômico, assim como seus estados e municípios tanto na geração de renda das famílias envolvidas, como na produção de alimentos e na redução do êxodo rural, além do favorecimento de emprego de práticas produtivas ecologicamente equilibradas, com a diversificação do cultivo e a diminuição da utilização de insumos industriais.

Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista, destaca a importância da agricultura familiar devido às diversas discussões que vem ganhando força, sobretudo considerando os debates embasados no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentar.

Tendo em vista a importância do desenvolvimento sustentável e de um mercado com os consumidores diferenciados com forte preocupação ambiental, interessados em produtos mais saudáveis, isso torna um estímulo da produção de alimentos orgânicos em grande parte dos produtores familiares.

A demanda por produtos orgânicos têm crescido em torno de 30% ao ano, sendo que a estimativa para o caso do Brasil seja de 90% proveniente da dos produtores familiares.

Livre de agrotóxicos

Um dos valores mais fortes dos agricultores familiares é a produção de alimentos orgânicos, cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos ou fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos para nosso organismo e sendo seguros para saúde.

A agricultura orgânica é mais sustentável, pois respeita o solo, respeita a água, a fauna, a flora e não afeta o meio ambiente.

Então, prefira alimentos orgânicos!

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e valorize a agricultura familiar!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...