Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:
🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)
A Aliança pelo Brasil, o nono partido na carreira de Jair Bolsonaro, terá em seu núcleo fundador assessores, aliados e até parentes de deputados federais. A convenção inaugural do novo partido acontece nesta quinta-feira, com cerca de 25 parlamentares que devem trocar também o PSL pela nova legenda.
E cada um deles tem a tem a incumbência de levar três pessoas para a convenção, para estarem entre os signatários do requerimento de registro partidário.
Para esclarecer os detalhes sobre a fundação da nova sigla, Arthur Rollo, advogado especialista em direito eleitoral, conversa conosco sobre o assunto.
Papa Francisco está em sua 32ª viagem apostólica
Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:
🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)
Nesta quinta-feira, começa o programa oficial desta viagem de número 32 do pontificado do Papa Francisco. Ele chegou ainda ontem em Bangcoc, na Tailândia, onde foi recebido por autoridades locais, além de bispos e crianças, neste país do sudeste asiático, com pouco mais de 300 mil católicos. Após 11 longas horas de viagem o Papa Francisco presidiu apenas a Eucaristia.
Os primeiros compromissos oficiais e discursos do pontífice, sendo 8 deles apenas na etapa tailandesa, têm início hoje, portanto. A cerimônia de boas-vindas do primeiro ministro geral, Prayuth Chan-ocha ao papa acontece pela manhã na casa do governo, onde Francisco discursará perante as autoridades, a sociedade civil e também o corpo diplomático.
Em seguida o papa tem o primeiro encontro inter-religioso desta viagem, com o patriarca supremo dos budistas, na residência histórica; depois o papa segue para o hospital católico São Luís onde se encontra com a equipe de médicos, enfermeiros e dará um abraço a um grupo de pacientes.
E este primeiro dia, bem intenso, por sinal do Papa Francisco em Bangcoc será concluído então na tarde tailandesa, com uma visita privada ao Rei e com a primeira missa na capital, no Estádio Nacional da capital, que tem capacidade para 65 mil pessoas.
Lembrando que o Papa Francisco permanece na Tailândia até o próximo dia 23 e só depois segue para o Japão.
Sobe para 32 o número de pessoas mortas nos protestos na Bolívia
Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:
🔊Acompanhe o 'Notícias em 30' às 7h (1ª edição) e às 17h30 (2ª edição)
O ex-presidente Evo Morales insistiu que a repressão dos protestos na Bolívia é um “genocídio”. O número de mortos desde o início da crise após as eleições de 20 de outubro subiu para 32 pessoas. Carolina Pedroso, pesquisadora do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp explica porque mesmo com a renúncia de Evo Morales, a situação no país continua crítica.
Ainda ontem, a autoproclamada presidente interina, Jeanine Añez, enviou ao Congresso um projeto de lei para convocar eleições gerais. Carolina Pedroso avalia se isso pode piorar a atual conjuntura do país, e afirma que a proposta pode ser aperfeiçoada, mas que o documento pode ser considerado uma base para gerar consenso nacional.
O ministro da Justiça, Álvaro Coimbra, explicou que o desejo do atual Executivo boliviano é a aprovação da lei pelo Parlamento o mais rapidamente possível, para assim eleger novas autoridades do Tribunal Supremo Eleitoral dentro de um prazo máximo de 15 dias.
São essas autoridades que definirão a data das eleições gerais para escolher um novo presidente e vice, além de renovar ao todo 130 deputados e 36 senadores. A regra proposta serviria também para declarar a nulidade das eleições de 20 de outubro, na qual o ex-presidente Evo Morales venceu após um processo controverso de contagem de votos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.