Notícias

Aprenda o significado de cada frase da Oração do Creio

Escrito por Beatriz Nery

16 JUL 2020 - 14H59 (Atualizada em 03 JAN 2023 - 08H40)

Leia MaisReze mais uma vez o Rosário Especial da Família dos DevotosReze em busca da unidade dos Cristãos em tríduo especialEntenda o processo de criação e produção de um especial da Rádio Aparecida

A Oração do Creio acompanha diversos momentos dos ritos cristãos, desde as celebrações eucarísticas diárias até orações do Santo Terço, pois é o momento em que reafirmamos a nossa fé e crença em Deus.

A Rádio Aparecida convidou o Ir. André, missionário Redentorista, para vivenciarmos a oração frase a frase durante 10 episódios, e compreendermos verdadeiramente o que este conjunto das verdades de fé da Igreja, ensinadas desde os primeiros séculos, desde o tempo dos Apóstolos, quer nos engrandecer como cristãos.

🙏 Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra

“Nós, cristãos, ao dizermos a premissa ‘Eu creio’, está pronunciando a frase mais livre que nasce do coração do ser humano, porque ninguém pode obrigar alguém a crer em nada, pois a fé nasce da liberdade humana.
Eu dizer ‘eu creio’ quer dizer ‘eu aceito’, que confesso isso como uma verdade, um princípio para a minha vida”.

🙏 E em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor


"Jesus, o filho de Deus, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que Ele é Deus Eterno e todo poderoso e ao mesmo tempo Criador e Senhor como o ‘pai’, que o fez homem para nos salvar."

🙏 Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo


“A encarnação de Jesus, filho de Deus, é obra da bondade e do amor, e as obras que se procedem dessa forma são atribuídas ao Espírito Santo. Toda a Igreja acredita que Jesus Cristo é Deus Encarnado e homem ao mesmo tempo, de modo perfeito em ambas as naturezas”.

🙏 Nasceu da Virgem Maria

“Refletimos aqui a concepção humana de Jesus, a Encarnação do Verbo. Jesus é Deus Verdadeiro, mas também quis conhecer a realidade dos homens nos salvar e ser nosso Santíssimo Redentor”.

🙏 Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado

“O Credo cita o governador da Judeia, Pôncio Pilatos, para contextualizar os fatos, servindo como um marco histórico, pois entre o ano 30 e 33 Cristo foi crucificado. Citá-lo traz credibilidade aos fatos pelo fato dele ser cidadão romano, pois os judeus não podiam condenar ninguém a morte”.

🙏 Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia

“Esse trecho representa o sinal Pascal do mistério do amor de Deus. Mostra a nós que Jesus foi a uma dimensão inferior, ao inferno, um estado de vida que se encontravam todos aqueles que morreram antes de Jesus. Ao se tornar homem, morrer e ressuscitar, Jesus permite que os mortos que estavam sob o pecado de Adão, alcançassem finalmente o seu estado originário a Deus, o Paraíso”.

🙏 Subiu aos céus, está sentado a direita de Deus Pai, todo poderoso

"Vemos a partida de Jesus da terra ao retorno ao céu. Na ascensão Jesus subiu aos céus e retornou ao convívio da Santíssima Trindade mas não nos deixou órfãos, enviou o Espírito Santo para continuar a missão da Igreja e permaneceu na Eucaristia para continuar ao nosso lado como alimento e força para seguirmos com a nossa missão apostólica".

🙏 De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos

"Do fim do mundo, Jesus cheio de glória, majestade e misericórdia há de vir do céu para julgar todos os homens, os bons e os maus, para dar a cada um, um prêmio ,conforme a vida que levou, conforme o destino que lhe será proposto. No juízo universal, há de se manifestar a glória de Deus, a segunda vinda de Jesus será momento de glória pois todos hão de reconhecer a justiça com que Deus governa o mundo".

🙏 Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos

"O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, é um espírito perfeito que pode tomar muitas formas e então se revelar a nós como vemos nas Sagradas Escrituras. Ele se manifesta na forma de sopro, de fogo, de pombo, é o espirito de deus que age na humanidade e nos inspira"

🙏 Na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém

"Essas três citações correspondem aos fundamentos da religião cristã e trazem o sinal da nossa vida futura ao crer que seremos redimidos por Jesus, que ressuscitaremos na carne e teremos a vida eterna ao lado dele, isso é fundamental para a nossa fé."

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...