Notícias

As muitas facetas do som de Marcos Valle no seu aniversário de 80 anos

Escrito por Rádio Aparecida

17 SET 2023 - 18H00

Montagem Rafael Camargo/A12

Dono de uma excepcional habilidade como cantor, compositor e arranjador, Marcos Valle coleciona parcerias com alguns dos maiores nomes da música brasileira, incluindo Edu Lobo, Dori Caymmi, Tom Jobim e Milton Nascimento.

Seu talento o levou a trabalhar com artistas internacionais, como Sarah Vaughan, Leon Ware e Stacey Kent.

Em seu aniversário de 80 anos, o Brasil com S homenageia esse grande artista, um dos mais versáteis cantores da música popular brasileira.



Nascido no dia 14 de setembro de 1943, no Rio de Janeiro, Marcos Kostenbader Valle estudou piano clássico e teoria musical na infância. Mais tarde, influenciado pelo som de Luís Gonzaga e Jackson do Pandeiro, aprendeu acordeom ,e apaixonado pela bossa nova, passou para o violão.

Desde pequeno, Marcos já apresentava ao mundo sua grande versatilidade e amor pela música. 

Em 1964, gravou seu primeiro LP, "Samba Demais", registrando suas primeiras composições com o irmão Paulo Sérgio Valle.

Em 1965, colhendo o sucesso do LP, viajou para os Estados Unidos, onde fez muito sucesso com seu “Samba de Verão”, gravado por Walter Wanderley, e integrou durante sete meses o conjunto de Sérgio Mendes. Lançou alguns trabalhos mais ousados e experimentais, como os LP “Vento Sul”, de 72, que contou com músicos da banda progressiva “O Terço”.





Marcos Valle coleciona participações em festivais no Brasil e no exterior. Em sua carreira, principalmente em seu álbum “Previsão do tempo”, de 1973, teve grandes influências sonoras da bossa nova, do soul, do jazz, do samba, da tropicália e de outras vertentes brasileiras.

Teve intensa atuação em trilhas sonoras de novelas, filmes e diversos jingles de muito sucesso, como o tema de fim de ano da Rede Globo, "Hoje é um novo dia", até hoje veiculado pela emissora.

Com o passar dos anos, o artista continuou suas conexões com as novas gerações, lançando o LP "Vontade de Rever Você", no qual misturava influências do POP, do rock e da MPB. Sem deixar de lado os velhos parceiros, lançou também lançando CDs e DVDs ao vivo ao lado de jovens talentos como Celso Fonseca, Marcelo Camelo, Fino Coletivo, Nado leal e Plínio Profeta, e revendo seus antigos sucessos ao lado de João Donato, Carlos Lyra e Roberto Menescal.

Sempre inovador e com um espírito pioneiro e jovial, Marcos Valle se destacou todos esses anos, especialmente, por suas colaborações e composições, os mais diversos talentos que o marcaram como um dos maiores artistas que o Brasil já revelou.

Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...