Notícias

Bancos alertam para golpes no programa "Desenrola Brasil"

Escrito por Rádio Aparecida

24 JUL 2023 - 14H55 (Atualizada em 26 JUL 2023 - 11H53)

1st footage/Shutterstock

Uma semana depois do Governo Federal começar a primeira fase do programa Desenrola Brasil, que tem como objetivo renegociações de dívidas, já são várias as denúncias de golpes aplicados pela internet usando o nome do projeto.

Criminosos têm realizado o falso atendimento por meio de sites, redes sociais e também por outros meios.

A Dra. Kaiana Coralina, professora do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa, afirma que através dos links falsos os criminosos conseguem roubar dados pessoais e bancários das vítimas para aplicar golpes. “É muito convincente, eles usam símbolos do governo e palavras parecidas para que você seja enganado”.

A especialista alerta que o consumidor precisa desconfiar sempre que receber um comunicado de renegociação de dívida que não foi solicitado. É importante usar apenas os canais oficiais dos bancos

É necessária uma formalização de contrato de renegociação de quando o usuário pode ter os valores debitados na conta nas datas que foram acordadas. É aconselhado também que se observem os boletos, é bom checar na hora do pagamento se está sendo feito, se está sendo encaminhado realmente para aquela instituição financeira que você é cliente e tem uma pendência”, explica.

O estelionato digital é crime tipificado na legislação brasileira. Para reaver o dinheiro caso tenha sido lesado, o consumidor precisa primeiramente de muita rapidez para buscar os seus direitos.

“O primeiro passo é entrar em contato com o banco o mais rápido possível para avisar que foi vítima de um golpe. Anotar protocolo, nome do atendente, horário e em seguida fazer um boletim de ocorrência”.

Depósito feito no TED ou DOC

As chances são maiores, porque são transações que geralmente a compensação no banco demora um pouco.

Depósito feito no PIX

Caso tenha havido a compensação na sua conta, há um mecanismo dos bancos, o MED (Mecanismo Especial de Devolução) com 80 dias para comunicar o banco que houve uma fraude e que foi vítima de um golpe.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um alerta para os possíveis golpes envolvendo o programa Desenrola Brasil. A entidade orienta que as pessoas busquem informações apenas nos canais oficiais das instituições financeiras.

Você vai conferir também:

- Governo deve regulamentar apostas esportivas nos próximos dias.
- Renegocia!, mutirão nacional para negociação de dívidas de consumidores, começa hoje.
- Aparecida recorda os 10 anos da visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...