Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:
O Brasil caiu cinco posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano em 2019, quando comparado ao ano anterior, ainda que seu desempenho tenha tido uma leve melhora.
Os dados fazem parte do Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, divulgados no dia 15 de dezembro.
Considerando os 189 países analisados, os brasileiros aparecem agora na posição 84, em vez da 79, que ocupavam em 2018, após perder uma posição no ranking. Isso apesar de o índice ter subido de 0,762 para 0,765.
Raul Veloso, consultor econômico, avalia conosco os dados.
- Raul, no recálculo do IDH do ano 2018 com base em informações atualizadas para medir a nova variação, o Brasil não estava na posição 79 do ranking, mas na 84, onde continuou em 2019. Isso invalida a percepção de que estamos piores? - Vários países ultrapassaram o Brasil nesse ranking do IDH. Países vizinhos como Argentina e Uruguai subiram duas posições no ranking. A situação do Brasil fica ainda mais preocupante quando comparada com esses países? - Como a pandemia pode impactar no ranking no próximo ano, Raul? Já podemos esperar que o Brasil apareça em posições ainda piores? |
🔊 Gostou dessa reportagem? Compartilhe!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Dezembro chegou! Pelo o que você é grata?
Convidamos você a ouvir, a refletir e ser grata pelo ano que passou em alguns simples passos.
Aprenda mais sobre Jesus no Tempo do Advento
Padre Zezinho na sua catequese 'Viver como Jesus Viveu', fala sobre o Tempo do Advento com a reflexão "Pensar como Jesus pensou".
Inexplicável: longa nacional é inspirado em história real de superação
Duas estreias especiais: um filme baseado em história real e um documentário emocionante.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.