Por Ivana Magda Em Notícias

Cãibra de madrugada: o que fazer?

dicas_da_ivana_17_10_2

Cãibras podem acontecer com qualquer um. Essas contrações musculares dolorosas costumam ocorrer quando a pessoa está deitada na cama, durante e após o exercício, ou após longo período de imobilidade.

 

Como acontece

O sangue é bombeado continuamente para os tecidos do corpo e, depois, impulsionado de volta pelas contrações musculares. Ao ficarmos deitados imóveis por um longo período, a falta de contrações musculares pode prejudicar o bombeamento do sangue e a circulação torna-se mais lenta. Isso causa acúmulo de gás carbônico e ácido lático nos tecidos, além de elevação dos níveis de glicose, íons e aminoácidos. O excesso de ácido lático desencadeia dor aguda e contração forte e prolongada dos músculos, provocando a cãibra.

 

O que fazer para aliviar as cãibras causadas por espasmo muscular na cama:

 

Em caso de dor na panturrilha, fique de pé, apoiado sobre a perna que dói, e dobre levemente o joelho. Quando a cãibra for na coxa, mantenha as duas pernas retas e incline o corpo para a frente na cintura. Apoie-se para não perder o equilíbrio.

 

Alongue e massageie o local. Estenda a perna e flexione os dedos para cima, enquanto massageia a perna com delicadeza para relaxar os músculos. Use movimentos circulares para aumentar a circulação.

 

Aplique frio ou calor à perna. Use uma toalha morna ou uma bolsa de água quente enquanto o músculo estiver tenso e rígido. A compressa fria alivia a dor muscular residual.

 

Beber um copo de água tônica também é recomendado, pois contém quinino, que é eficaz na redução de cãibras.

 

O arroz integral, a castanha do pará, o levedo de cerveja, o amendoim e a aveia são alimentos ricos em tiamina, uma vitamina capaz de prevenir o surgimento de dores musculares.

 

Beber bastante água diariamente também ajuda a eliminar as cãibras, pois uma das maiores causas da ocorrência é a desidratação.

 

Consuma alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio.

 

Fonte: Tua saúde

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivana Magda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.