Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2020 - 10H14

Lições da Campanha da Fraternidade 2020 para refletir em casa

Felipe Guimarães/A12.com
Felipe Guimarães/A12.com


O momento da Quaresma é o tempo propício para olharmos para dentro de nós e buscar renovação e conversão. 
Para a Igreja, é também tempo para olharmos para os que mais precisam, para que reflitamos temas pertinentes para a sociedade brasileira.

Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10. 33-34)”, a Campanha da Fraternidade teve início nas celebrações da Quarta-Feira de Cinzas e é rememorada nas dioceses e celebrações eucarísticas até o Domingo de Ramos, dia 5 de abril.

Mas por que a Igreja escolhe o momento da Quaresma para reverberar a Campanha da Fraternidade? Segundo o Padre José Além, os 40 dias de penitência e introspecção se fazem necessários para o aprofundamento do mistério da fé. “Dessa forma, reconquistaremos a imagem e semelhança de Deus por nós, para que ressuscitemos em Cristo e sejamos novas pessoas”, completa.

Fraternidade e vida: Dom e Compromisso

Cultivar a fraternidade é aprender a viver como irmãos e a amar uns aos outros. Esse é o mandamento que Jesus deixou. Na vida, vamos percebendo se alcançamos a humildade, buscando constantemente a sabedoria da vida, que é um desafio e uma descoberta permanente.

Por isso o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” leva a resgatar e aprofundar o sentido da vida e do amor ao próximo.

Compaixão representada em Cristo e na parábola do Bom Samaritano

Em cada ano, a Campanha da Fraternidade apresenta um aspecto do amor para crescimento na graça e no conhecimento de Cristo.

Tomemos como exemplo a Parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de São Lucas, que mostra o homem caído na beira do caminho que foi socorrido pelo samaritano. A atitude do samaritano foi essa: compaixão, ou seja, sentir paixão com a pessoa.

A compaixão é um ato de amor, é um ato de misericórdia e de justiça. Padre José Alem afirma que “se a gente se torna indiferente, isso significa que nós não sabemos amar. Muitas vezes somos egoístas que podemos apenas querer compaixão dos outros quando precisamos e não ter compaixão deles que necessitam também”.

Coloque como inspiração durante a Quaresma, a atitude do bom samaritano, pois ele “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Lembre-se também que a compaixão é uma atitude que Jesus mostrou ao longo da vida. Para amigos e inimigos, os próximos e os distantes, os que seguiam e os que o perseguiam, ele amava a todos. Exercite, assim, sua compaixão!

Praticar o cuidado: ações práticas do texto-base da CF 2020

O lema da CF 2020 foi retirada das expressões da Parábola do Bom Samaritano: “ele viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Essas três atitudes expressam o valor e o sentido que queremos dar nesse tempo da Quaresma no Brasil de modo especial.

Continuemos a reflexão diante do cuidado. Padre José Alem afirma que “se vemos com o coração, sente compaixão que é uma expressão de amor ao próximo, isso não pode ser uma teoria, deve ser levada a prática com atitudes concretas”.

O texto-base da CF 2020 apresenta sugestões concretas para melhorar cada vez mais a relação com o outro cuidando deles. Elas são guiadas a partir de atitudes em vista de uma Igreja, como Papa Francisco diz, em saída. Essas são algumas atitudes fundamentais:

      • acreditar na palavra de Deus;
      • nutrir-se da Eucaristia;
      • exercer a caridade;
      • aprender a amar;
      • ter atitude missionária.

Valorizar ser cristão como dom e compromisso

A Campanha da Fraternidade de 2020 trata da vida como dom e compromisso. É um convite para uma permanente e profunda conversão pessoal, comunitária e social.

A missão de discípulos missionários de Jesus Cristo é revelar ao mundo o verdadeiro amor que nasce de Deus, e que conduz a Deus. Valorizar a vida e promover a justiça verdadeira é um ato de fé, mas também é um exercício que passa pela vida pessoal de cada um e deve refletir em todos os âmbitos, pois onde eu vou eu sou um cristão batizado, ou seja, você deve viver a vida que corresponde a fé que você assume.

Portanto, Padre José Alem concretiza que “cada vez que celebramos a Campanha da Fraternidade nós estamos procurando descobrir cada vez mais a nossa identidade cristã. E ela realça uma premissa que é fundamental: a caridade. Esse é o verdadeiro sentido da vida. Nós nascemos para aprender a amar e para amar”.

🔊 Acompanhe mais podcasts do especial CF 2020 com Padre José Alem na próxima quarta-feira.

Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...