Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 15 JUL 2020 - 09H33

Castre cães e gatos e melhore a qualidade de vida dos pets



Ouça o podcast ou, se preferir, leia:

Ao trazer um animal de estimação para sua casa, tenha em mente a importância da castração no topo da lista de prioridades. O veterinário Carlos Pigo afirma que muitos donos de pet não colocam como prioridade essa cirurgia no início da vida do animal, que previne uma série de doenças e traz benefícios tanto aos machos como às fêmeas, para cães gatos e até animais silvestres.

Leia MaisCoceiras no pet podem ter vários motivos, inclusive a ração4 pets diferentes para ter em casaMeu cachorro pode comer frutas? Sim, mas não todas

O que é castração?

A cirurgia de castração é um método de esterilização que consiste na retirada do útero e ovário das fêmeas e nos machos a retirada dos testículos. O procedimento só pode ser realizado por um cirurgião médico veterinário.

Existe idade certa para castrar?

Não existe uma idade para cirurgia. O que os veterinários recomendam é que seja feita logo após os 6 meses de vida. O quanto mais cedo for realizada, maior a probabilidade de prevenir problemas futuros. É preciso realizar um check-up do pet antes de qualquer cirurgia, que normalmente compete exame de sangue e do coração e, por muitas vezes, para os pets mais idosos, é necessário ainda passar com cardiologista antes da anestesia.

Benefícios da castração aos animais

Fêmeas: a vantagem da castração está principalmente na diminuição drástica do número de gravidez psicológica e câncer de mama.

Machos: terão menores índices de câncer de próstata, e uma das maiores diferenças é na diminuição do instinto territorialista do cachorro, podendo até mesmo amenizar o comportamento agressivo e demarcação do território.

Para ambos, o maior benefício é o controle de natalidade. A castração impede a procriação indesejada e não planejada, diminuindo a possibilidade de animais de rua em estado de abandono.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...