Notícias

Chuvas no Litoral Norte de São Paulo podem ser consequência do aquecimento global

No momento são 36 mortes, 228 pessoas estão desalojadas e 338 desabrigadas

Escrito por Rádio Aparecida

23 FEV 2023 - 16H00 (Atualizada em 23 FEV 2023 - 16H02)

Rovena Rosa/Agência Brasil

Não se pode afirmar que a tragédia vivida em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi anunciada, mas é evidente que alertas foram ignorados principalmente quanto aos possíveis problemas causados pelas fortes chuvas. Tão evidentes como também o fato de que a chuva que caiu no litoral norte de São Paulo também já pode ser considerado um evento climático extremo, ou seja, um fenômeno meteorológico de grandes proporções.

Luiz Felippe Gozzo, meteorologista e professor do departamento de Física e Meteorologia da Unesp de Bauru afirmou que foram as maiores chuvas em 24 horas já registradas na história, batendo todos os recordes. Em São Sebastião foram 626 mmAs mudanças climáticas tendem a gerar episódios extremos mais frequentes como visto no Litoral Norte”, afirma.

O especialista disse ainda que mesmo sem uma certeza absoluta sobre o quanto as mudanças climáticas possam ter efeito na tragédia, segundo ele o que aconteceu no litoral norte de São Paulo pode dar mais luz as discussões sobre o tema, mas isso depende de vontade política e de conscientização da população: os alertas não devem ser ignorados.

Fique informado sobre a tragédia do litoral norte abaixo:



As fortes chuvas que caíram neste fim de semana causaram ao menos 36 mortes e deixaram dezenas de desabrigados ontem (19) em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral norte. Ao menos 228 pessoas estão desalojadas e 338 desabrigadas.

Houve ainda impacto no abastecimento de água e no sinal telefônico da região, além de bloqueios em rodovias por queda de barreiras.

A cidade mais afetada foi São Sebastião, onde houve 35 das 36 mortes, segundo o governo estadual. A praia de Barra do Sahy foi a mais castigada, com 31. Houve ainda duas em Juquehy, uma em Camburi e uma em Boiçucanga. Em São Sebastião, a prefeitura decretou estado de calamidade pública e cancelou o Carnaval, assim como em Ilhabela.

Uma menina de 7 anos morreu quando sua casa foi atingida por uma pedra de duas toneladas, em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos foi atingida por uma árvore.

Uma criança de dois anos, que estava soterrada na região da Vila Sahy, na cidade de São Sebastião, uma das mais atingidas pelos temporais, foi resgatada pelas equipes do Comando de Aviação João Negrão e do Corpo de Bombeiros. A criança foi transportada para o Hospital Regional do Litoral Norte.

Assista ao Notícias em 30 com edição especial sobre a tragédia:

Governo declara estado de calamidade pública

O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região. O governador Tarcísio de Freitas (REP) esteve em São Sebastião e falou sobre o apoio do Estado à crise. Ele também solicitou apoio ao exército.

Segundo o governador, o estado de calamidade terá duração de 180 dias e servirá para que sejam realizadas ações emergenciais nos seis municípios que estão entre os mais atingidos pelos temporais no estado.

Presidente Lula visita a região castigada pelas chuvas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva esteve em São Sebastião durante a manhã desta segunda-feira (20), em reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise, criado para tratar da catástrofe que acometeu a cidade.

A visita também contou com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

O governo federal já anunciou o envio de agentes da Defesa Civil Nacional para ajudar na assistência das vítimas e no apoio às áreas afetadas. Além disso, reconheceu a situação de calamidade na cidade de São Sebastião, medida que facilita o envio de verbas e suporte federais para o local.

Lula disse que conversou por telefone com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

Aviso da Defesa Civil à população

Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais. A previsão já era de chuvas intensas, na casa de 150 a 200 milímetros. Porém, o acumulado passou de 600 milímetros, por conta de uma área de baixa pressão que se formou no litoral paulista.

A Defesa Civil do estado recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que a situação esteja normalizada, como disse o diretor da comunicação da Defesa Civil do estado de São Paulo, tenente Roberto Farina.

A equipe de jornalismo da Rádio Aparecida conversou com Wander Vieira, coordenador regional da Defesa Civil, que relatou como tem sido o trabalho de resgate e atuação em São Sebastião. A previsão é de mais chuva para esta segunda, mas bem mais fraca da que caiu no fim de semana e segundo Wander Vieira isso deve continuar impactando os trabalhos.

Como ajudar os desabrigados das chuvas do Litoral Norte?

A prefeitura de São Sebastião está fazendo arrecadação de itens para as pessoas atingidas. A Cáritas da Paróquia São Sebastião também iniciou uma campanha em prol das famílias necessitadas.

O salão paroquial é ponto de arrecadação para alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza e roupas de cama.

Veja abaixo como ajudar:

Facebook Paróquia São Sebastião - SP
Facebook Paróquia São Sebastião - SP
Paróquia de São Sebastião arrecada mantimentos para desabrigados das chuvas da cidade.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...