Por Rádio Aparecida Em Clube dos Sócios Atualizada em 29 ABR 2020 - 17H12

Impeachment de Bolsonaro divide o país, mas presidente mantém base de apoio

Marcelo Chello/Shutterstock
Marcelo Chello/Shutterstock


Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

a12 · Impeachment de Bolsonaro divide o país, mas presidente mantém base de apoio


O Instituto Datafolha publicou uma pesquisa no jornal Folha de São Paulo, mostrando os percentuais de apoio e reprovados da população a uma eventual abertura de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a pergunta, a opinião sobre o Congresso abrir ou não o processo de impeachment contra o presidente, 48% disse que não deveria sendo que 45% disse que sim, deveria ser aberto um processo de impedimento contra o Presidente da República. Ainda de acordo com o levantamento, 6% não souberam responder.

Professor Magno Karl, cientista político, analisa os números:

- Vimos que a maioria ainda é contra um processo de impeachment. Isso significa que mesmo diante desses últimos escândalos uma boa parcela da população continua confiando no governo?

- Um processo de impeachment nessa altura do campeonato seria um desgaste muito grande para o país?


Estudo mostra aumento expressivo de internações por síndromes respiratórias e indica subnotificação da Covid-19

leungchopan/Shutterstock
leungchopan/Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

a12 · Estudo mostra aumento de internações por síndromes respiratórias e indica subnotificação da Covid-19


Um estudo da Fiocruz mostra um aumento expressivo nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, neste ano no Brasil, em comparação com a média dos últimos dez anos.

Marcus Nunes, professor de estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fez uma análise dos dados da Fundação e detalha que 2020 está em um patamar muito acima dos anos anteriores, inclusive 2016, quando houve o surto de H1N1.

Segundo o especialista, isso pode significar que os números em relação ao coronavírus sejam ainda maiores por falta de testes para confirmar a doença, levando ao que se chama de subnotificações.

Como nem todos os casos estão sendo testados, por isso não contabilizados, o professor explica que, isso pode interferir também na taxa de letalidade da Covid-19.


Justiça manda bancos suspenderem cobrança de empréstimos de aposentados

shutterstock
shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

a12 · Justiça manda bancos suspenderem cobrança de empréstimos de aposentados

A Justiça determinou aos bancos que suspendam a cobrança de parcelas de empréstimos concedidos a aposentadosA medida vale por quatro meses e tenta ajudar os idosos a enfrentarem a pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, as instituições também não poderão cobrar juros ou multas.

Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e, no entendimento do juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível, a medida fará com que os idosos não precisem sair de casa e, assim, não se exponham a riscos.

O economista Márcio Pochman analisa esta questão polêmica, já que para Federação Nacional dos Bancos, a decisão pode gerar consequência imediata, insegurança jurídica e um quadro ainda maior de incertezas, e prejudicar os próprios aposentados.

- Em meio à tentativa de ajuda da Justiça e o posicionamento da Febraban, como fica na verdade a situação dos aposentados e pensionistas neste momento? Por que há essa divergência?

– Vale ressaltar que em março o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a redução do teto dos juros do empréstimo consignado em favor dos beneficiários do INSS, além da ampliação do prazo para pagamento da dívida para tentar reduzir o impacto econômico da crise gerada pela pandemia. Com a medida da Justiça, como fica esta questão?


Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Clube dos Sócios

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...