Notícias

Com exclusividade, Marina Silva fala sobre a Cúpula da Amazônia

Ministra do Meio Ambiente espera que haja debate sobre os desafios da região Amazônica

Escrito por Rádio Aparecida

07 AGO 2023 - 14H36 (Atualizada em 07 AGO 2023 - 16H14)

Salty View/Shutterstock

Belém (PA) recebe, a partir de amanhã (8), um importante encontro de chefes de Estado dos países amazônicos, a Cúpula da Amazônia.

Representantes de 15 países vão se reunir para debater assuntos relacionados à região. Em pauta temas como desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A preparação do encontro ficou a cargo da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica). O evento acontece a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além das autoridades dos países que compõem a região, também devem participar autoridades da Europa, de países como França, Alemanha e Noruega, principais doadoras do Fundo Amazônia.

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou com exclusividade ao jornalismo da Rede Aparecida de Rádio suas expectativas para o encontro. Segundo ela, é fundamental aproveitar o momento atual para debater formas de enfrentar os mais variados desafios da região amazônica, especialmente as mudanças climáticas.

Assista:


"O presidente Lula faz a convocação da Cúpula pensando na maneira de torná-la efetiva após 14 anos em que os presidentes da OTCA não se reuniram. Os diálogos constituirão essa escuta dos diferentes setores da sociedade e dos diferentes países para que eles possam dizer quais são as prioridades para a preservação das florestas, dos povos originários, para busca de um novo modelo de desenvolvimento que combata as injustiças sociais, mas preserve os recursos naturais, que dê qualidade de vida para que as pessoas possam viver bem. Esse é o grande desafio e a minha expectativa que a gente possa sair daqui comprometidos com o modelo de desenvolvimento que nos leve a ter uma vida melhor uma vida plena, vida em abundância."

Também será realizado nesta segunda-feira (7) encontro de Ministros e Ministras de Relações Exteriores e de Meio Ambiente dos países amazônicos e de países convidados como evento preparatório para a reunião presidencial que começa amanhã. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...