Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 22 MAI 2019 - 13H21

Como é feita a coleta de esgoto em áreas rurais?

No quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, engenheira ambiental fala sobre o tratamento de efluentes na zona rural

Barry Blackburn/Shutterstock
 Barry Blackburn/Shutterstock


A falta de saneamento básico é problema grave no Brasil. Quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço. O desafio fica ainda maior em áreas rurais e em outras áreas isoladas do país.

A coleta de esgoto nessas regiões ainda é precária e, normalmente, são utilizadas fossas sépticas. Elas evitam o lançamento dos dejetos sólidos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo.

Leia MaisReciclagem: Vantagem para o meio ambiente e para a economiaO que fazer com o óleo de cozinha usado?Além do aspecto ecológico, as fossas sépticas impedem a proliferação de doenças. Trata-se de um tanque enterrado, que recebe os esgotos e retém a parte sólida. A parte líquida é despejada em sumidouros, ou seja, um poço sem laje de fundo, que permite a infiltração do efluente da fossa séptica no solo.

A engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues alerta que a construção desses dispositivos de maneira inapropriada ou a falta de manutenção podem gerar a contaminação do solo ou do lençol freático.

Para evitar vazamentos, o tanque séptico deve ser estanque, além de ser necessário realizar a sucção do material orgânico por uma empresa especializada, para que os rejeitos não sejam dispostos de maneira inapropriada no solo.

Ouça na íntegra a engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues, no quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, da Rádio Aparecida:

🔊 Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.