Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 24 JUL 2019 - 10H43

Como é feita a coleta de esgoto em áreas rurais?

No quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, engenheira ambiental fala sobre o tratamento de efluentes na zona rural

Barry Blackburn/Shutterstock
 Barry Blackburn/Shutterstock


A falta de saneamento básico é problema grave no Brasil. Quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço. O desafio fica ainda maior em áreas rurais e em outras áreas isoladas do país.

A coleta de esgoto nessas regiões ainda é precária e, normalmente, são utilizadas fossas sépticas. Elas evitam o lançamento dos dejetos sólidos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo.

Leia MaisReciclagem: Vantagem para o meio ambiente e para a economiaO que fazer com o óleo de cozinha usado?Além do aspecto ecológico, as fossas sépticas impedem a proliferação de doenças. Trata-se de um tanque enterrado, que recebe os esgotos e retém a parte sólida. A parte líquida é despejada em sumidouros, ou seja, um poço sem laje de fundo, que permite a infiltração do efluente da fossa séptica no solo.

A engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues alerta que a construção desses dispositivos de maneira inapropriada ou a falta de manutenção podem gerar a contaminação do solo ou do lençol freático.

Para evitar vazamentos, o tanque séptico deve ser estanque, além de ser necessário realizar a sucção do material orgânico por uma empresa especializada, para que os rejeitos não sejam dispostos de maneira inapropriada no solo.

Ouça na íntegra a engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues, no quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, da Rádio Aparecida:

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos essa dica de ecologia!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.