Notícias

Cresce número de notícias falsas sobre urnas eletrônicas

Observadores atestam eficácia e segurança do sistema.

Escrito por Rádio Aparecida

04 OUT 2022 - 16H43 (Atualizada em 05 OUT 2022 - 07H48)

Shutterstock/rafapress

Em meio ao primeiro turno das eleições deste ano, foi registrado aumento de postagens em aplicativos de redes sociais contendo notícias falsas e desinformação. É o que aponta relatório do Laboratório do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab) divulgado pela BBC.

O principal alvo das conspirações e teorias infundadas são as urnas eletrônicas. Por outro lado, Missão de Observação da Organização Transparência Eleitoral Brasil aponta que o sistema é seguro e se mostrou totalmente confiável.

Ana Claudia Santano, coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil deu detalhes sobre o processo de observação e destacou que as notícias falsas e a desinformação são formas de manipulação. A população precisa ficar atenta.

Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral repassou para as plataformas de redes sociais quase 19.500 alertas sobre desinformação nas eleições. Para o segundo turno, o trabalho de combate a essa prática precisa continuar.

Lembrando que as eleições deste ano tiveram maior número de observadores nacionais e internacionais da história. Foram 500 representantes incluindo membros da organização dos estados americanos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...