Notícias

Desemprego sobe em 15 estados e no DF no primeiro trimestre do ano

Escrito por Rádio Aparecida

24 MAI 2023 - 16H18 (Atualizada em 24 MAI 2023 - 17H14)

MIA Studio/Shutterstock

A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 dos 27 estados no primeiro trimestre de 2023. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua Trimestral). A sondagem foi divulgada pelo IBGE. Os dados do primeiro trimestre de 2023 mostrou o aumento da desocupação em 8,8%, 0,9% acima da estimada para o quarto trimestre de 2022.

Alessandra Brito, analista de pesquisa, afirma que esse aumento de desocupação é esperado. “É o movimento sazonal de maior procura por trabalho no começo do ano e da dispensa daquelas pessoas que foram contratados temporariamente no quarto trimestre no período das festas”.

:: Informe-se com notícias sobre emprego e mercado de trabalho aqui!

Frente ao quarto trimestre de 2022, a taxa de desocupação cresceu em 16 estados e ficou estável nas demais. As maiores taxas ficaram na Região Nordeste na Bahia e em Pernambuco e as menores taxas ficaram para Santa Catarina e Rondônia.

A pesquisa também apontou que a taxa de desocupação por sexo foi 7,2% para os homens e 10,8% para as mulheres. Para as pessoas com ensino médio incompleto, foi maior do que os demais níveis de instrução analisados.

Alessandra Brito também comentou a taxa de desocupação por cor ou raça. “A desocupação de pessoas de cor preta e parda está acima da média, enquanto a taxa da população que se declara de cor branca fica abaixo da média, 6,8%, da população de cor preta, 11,3%, da população de cor parda, 10.1%”.

E acompanhe também:

- Câmara aprova texto-base da nova regra fiscal.

- Juiz da Lava Jato Eduardo Appio é afastado pelo Conselho Federal e Gabriela Hardt reassume temporariamente os processos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...