Desenvolvi um vício nas redes sociais. Como me livrar disto?

A dúvida do ouvinte Thiago Gomes, de Salvador (BA) busca entender o vício nas redes sociais, que já vinha sido falado muito antes do aparecimento da pandemia da Covid-19 e que parece ter agravado ainda mais com o afastamento social.
Parece que hoje as redes sociais se tornaram um lugar de muitas mentiras, mas criei um vicio nessas redes. Como me livrar disto?
Padre Carlinhos relembra que a pandemia acabou nos virtualizando, pois não tínhamos outra maneira de nos relacionarmos que não fosse aprendendo a nos adaptar ao home office, às aulas on-line e às consultas médicas à distância. “O uso do Whatsapp, Instagram, TikTok e Twitter ficou tão grande de modo que acabaram virando um prolongamento da nossa vida real, um modo inevitável de nos relacionarmos”, explica.
O que acontece que algo tão positivo acabou virando um problema para nós?
As redes sociais são construídas para se manterem e crescerem a partir da nossa vulnerabilidade, atendendo a uma das necessidades básicas do ser humano, que é o de desenvolver um senso de pertencimento, despertando a curiosidade sobre a vida do outro e a necessidade de uma exposição excessiva. Todas essas atitudes fazem que nosso cérebro libere endorfinas, que são substâncias químicas encarregadas de produzir nosso bem-estar. Dessa forma, nos associamos ao reforço positivo, às sensações agradáveis que sentimos ao receber esse estímulo, que, por sua vez, vai se tornando um vício.
Quando está na hora de parar?
A resposta é quando a ansiedade começa a aparecer, sabe aquele medo de que eu estou perdendo algo e que por isso tenho que estar sempre acessando? Um outro alerta é quando o uso das redes sociais começa a afetar o dia a dia, o trabalho, a escola e os relacionamentos humanos de maneira significativa. Por isso é preciso repensar os hábitos. Aqui vão algumas dicas que irão nos ajudar a sair do vício:
Leia MaisQuando o uso das tecnologias se torna um vício?Desative as notificações
Defina momentos do dia em que é ‘proibido’ mexer no celular ou entrar nas redes
Procure um hobby que te agrade e que irá ajudá-lo a manter a atenção
Apague aplicativos que não usar e elimine a sensação de necessitar dele
Faça atividades físicas
Organize e participe mais dos programas com a família e os amigos
E se mesmo assim as coisas não estão bem, não tenha medo e nem vergonha e procure um psicólogo.
:: Está com dúvidas religiosas? Acesse aqui!

Terço dos Homens: Tenda da Rádio Aparecida acolherá devotos
A programação da Rádio Aparecida ficará diferenciada nos dias 10 a 12 de fevereiro por conta da 15ª Romaria do Terço dos Homens.

Adam Sandler e Drew Barrymore no mesmo filme. Adivinha qual?
Depois de “Afinados no Amor” e “Como se Fosse a Primeira Vez”, vale a pena curtir "Juntos e Misturados".

Estratégia x Mão na massa: 3 passos para organizar!
Ter uma estratégia bem definida de negócio ajuda o "mão na massa" ser mais assertivo.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.