Notícias

Desigualdade recua em 2022 ao menor nível da série histórica

Auxílio Brasil - hoje o Bolsa Família - e geração de empregos são os principais causadores

Escrito por Rádio Aparecida

16 MAI 2023 - 10H14 (Atualizada em 16 MAI 2023 - 15H17)

StanislauV/Shutterstock

A desigualdade de renda caiu no país em 2022 atingindo o menor nível da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Todos os Rendimentos, os dados divulgados pelo IBGE.

Em 2022, o rendimento médio mensal domiciliar per capita chegou a R$ 1.586, uma alta de 6,9%, percentual puxada principalmente pela volta ao mercado de trabalho de muitos brasileiros de cerca de 8 milhões de pessoas, como destaca Alessandra Brito, analista do Pnad Contínua Todos os Rendimentos. “Houve redução do índice de Gini do trabalho, que ficou 0,486 para 2022, o menor valor da série”.

O indicador reflete também o aumento do rendimento médio mensal real domiciliar per capita em quase todas as classes, o que segundo Alessandra Brito do IBGE, foi puxado também pelos programas sociais de transferência direta de renda, como o Auxílio Brasil, hoje o Bolsa Família. Para o economista Roberto Troster, a redução do índice de Gini pode ser considerada uma boa notícia. Mas segundo ele, mesmo com a redução, continua sendo um dos maiores valores do mundo.

O índice de Gini varia de 0 a 1: quanto mais perto de 1, maior a desigualdade do país. O resultado ficou também abaixo do de 2019, antes da pandemia, quando chegou a 0,544.

E acompanhe os demais destaques do dia:

- Nova legislatura completou 100 dias de atuação. Especialista destaca polarização e a falta de aprovação de projetos importantes para o Governo.

- Guerra na Ucrânia, fome e preservação ambiental devem ser temas de debates para Lula no retorno ao G7.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...